Vaticano confirma que Papa Francisco tem pneumonia nos dois pulmões


Por: *Cenarium

18 de fevereiro de 2025
Vaticano confirma que Papa está com pneumonia em dois pulmões (Divulgação/Agência Brasil)
Vaticano confirma que Papa está com pneumonia em dois pulmões (Divulgação/Agência Brasil)

MANAUS (AM) – O papa Francisco está internado há cinco dias. Segundo um boletim divulgado nesta terça-feira, 18, com pneumonia bilateral (infecção que atinge os dois pulmões). Apesar da infecção respiratória “continuar a apresentar um quadro complexo”, a Santa Sé diz que o pontífice está bem disposto.

Mais cedo o Vaticano havia afirmado que o papa não participará dos eventos da Igreja Católica no fim de semana. “Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada”, anunciou a Santa Sé em um comunicado. Uma missa papal agendada para domingo ,23, ainda ocorrerá, diz a nota, mas será liderada por um alto funcionário do Vaticano.

Apesar disso, o papa trabalhou nesta terça, quando aceitou a renúncia do bispo canadense Jean-Pierre Blais, 75, da diocese do Québec, nomeando o reverendo Pierre Charland como substituto. Segundo a diocese, a desistência não está ligada a acusações de agressão sexual contra o religioso canadense, que as nega. O direito canônico determina que os bispos devem obrigatoriamente apresentar sua renúncia aos 75 anos. A saída do cargo só se dá com o aval do papa, que pode optar por manter o bispo na posição.

Anteriormente, o Vaticano já havia cancelado a presença do pontífice na audiência semanal na praça São Pedro, marcada para esta quarta-feira ,19, e uma visita aos famosos estúdios de cinema de Cinecittà, em Roma, que estava agendada para a segunda-feira ,17.

O pontífice de 88 anos sofre de bronquite há mais de uma semana e foi internado na última sexta-feira, 14, no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Na ocasião, os médicos recomendaram repouso absoluto, o que impediu Francisco de realizar sua oração dominical para os peregrinos na praça São Pedro e de liderar uma missa especial para marcar o Jubileu da Igreja Católica, comemorado a cada 25 anos.

Leia mais: Nicarágua ordena fechamento da embaixada do Vaticano, em Manágua, e da embaixada do País no Vaticano
(*) Com informações da Folha de São Paulo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO