Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
27 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Maria Luiza Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS — O vereador de Manaus Amom Mandel (sem partido) anunciou, nesta segunda-feira, 3, que durante o ano de 2022 irá trabalhar na criação de um aplicativo (app) para catalogar e monitorar com georreferenciamento os buracos existentes em avenidas, ruas, becos e travessas de Manaus. O app estará disponível tanto para os sistemas operacionais IOS como de Android.

De acordo com Amom, a tecnologia deve gerar relatórios para cooperar na transparência no trabalho da iniciativa pública. A meta é realizar o lançamento até dezembro de 2022. “Vamos nos esforçar pra ser até junho”, disse.

O vereador fez uma chamada para voluntários nas redes sociais. Dentre as áreas disponíveis no projeto tecnológico estão profissionais para confecção de sites, automações no Google Apps Script, fórmulas no Google Sheets. O projeto também procura quem tem atuação em IFTTT/PipeDream e/ou programação com Python 4, Kotlin e/ou JS.Node 5 e análise de dados e big data.

“Já temos mais de 30 voluntários programadores e estamos começando agora. O projeto promete. O app vai emitir relatórios da real efetividade do trabalho e poderá comparar as afirmações da Prefeitura com a realidade. Também serve para mostrar onde há a maior necessidade e onde a Prefeitura tem asfaltado. Estão atendendo as bases eleitorais? Estão atendendo a necessidade real?”, questiona.

O projeto também quer pressionar a Prefeitura por transparência no asfaltamento. “Vamos usar a plataforma AWS da Amazon e a Google Cloud. A Google Cloud para o machine learning (inteligência artificial), para identificar dados nas redes sociais e indicativos de quais regiões têm a maior necessidade (usando o chamado Big Data). A Prefeitura pode usar o app para se beneficiar ou apenas criticar”, disse Amom.

“A proposta é diminuir a burocracia, com o uso da tecnologia, e permitir que a Prefeitura tenha maior controle do trabalho. Queremos melhorar e ajudar a cidade”, finaliza.