Vereador de cidade no AM expulsa repórter de sessão da Câmara sob ameaça de prisão


Por: Ana Pastana

15 de outubro de 2025
Vereador de cidade no AM expulsa repórter de sessão da Câmara sob ameaça de prisão
Vereador do município de Itacoatiara, no Amazonas, expulsa repórter de sessão na Câmara (Klinton Gean/Cenarium)

MANAUS (AM) – O vereador do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) Hygor Magalhães (DC), mandou, durante sessão plenária dessa terça-feira, 14, que o repórter Melk Santos, do Portal Online Multimídia, deixasse o plenário da Câmara Municipal sob ameaça de algemá-lo. No dia anterior, na segunda-feira, 13, o parlamentar já havia feito declarações de ataque à liberdade de imprensa.

Na segunda-feira, o parlamentar afirmou que “hoje qualquer um abre um portal” e que, quem quisesse saber sobre o andamento de projetos da Câmara, deveria ir à Casa Legislativa. Nessa terça-feira, Hygor se dirigiu ao repórter e pediu para que o profissional se retirasse do local sob ameaças de algemá-lo. “Eu peço que você se retire, senão você vai ser algemado aqui, tá bom?”, disse ao profissional, que saiu do local.

Em declaração após o ocorrido, Melk disse acreditar que a retaliação tenha sido motivada por reportagem publicada pelo portal sobre o vereador Jucinei Freire da Silva, conhecido como Ney, condenado pela Justiça a mais de dez anos de prisão em regime fechado por fraudes no financiamento rural do Banco da Amazônia (Basa), por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O episódio causou revolta e repercutiu entre profissionais da comunicação. À CENARIUM, o profissional relatou que se sentiu constrangido e que tem enfrentado dificuldades para dormir após o caso.

Me senti constrangido ali, profissionalmente, né!? Eu não consegui dormir direito desde ontem porque eu nunca passei por isso. Eu me senti constrangido, eu me senti um lixo praticamente, sem qualquer valor e eu estava ali apenas no exercício da minha função, apenas mostrando a verdade dos fatos, do que aconteceu. A gente não estava ali para inventar nada, estávamos ali apenas para noticiar”, declarou.

Posicionamento

Por meio do Facebook, os portais de comunicação do município de Itacoatiara se manifestaram em nota conjunta contra a atitude do parlamentar que classificou como “uma tentativa de intimidação e constrangimento ao exercício da atividade jornalística“. Veja nota na íntegra no final da matéria.

A CENARIUM entrou em contato com o vereador Hygor Magalhães e o presidente da sessão da Casa Legislativa, Arialdo Guimarães (Mobiliza), para solicitar um posicionamento dos parlamentares referente a repercussão do caso e aguarda retorno.

A equipe de reportagem também solicitou posicionamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O espaço segue aberto.

Veja nota:

Os portais de comunicação de Itacoatiara vêm a público manifestar repúdio à atitude do vereador Hygor Magalhães (DC), que, durante a sessão desta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Itacoatiara, mandou um repórter se retirar do plenário e ameaçou algemá-lo caso ele não obedecesse à ordem.

A conduta do parlamentar representa uma tentativa de intimidação e constrangimento ao exercício da atividade jornalística, que é garantida pela Constituição Federal. O artigo 5º, inciso IX, assegura a livre manifestação do pensamento, e o artigo 220 proíbe qualquer forma de censura ou restrição ao trabalho da imprensa.

Os profissionais de comunicação têm o direito e o dever de acompanhar e registrar as ações dos poderes públicos, especialmente em espaços como o plenário da Câmara, que pertence à sociedade e deve ser um ambiente de transparência, diálogo e respeito.

Reafirmamos nosso compromisso com a liberdade de imprensa, com o direito à informação e com o respeito mútuo entre jornalistas e autoridades públicas. Atitudes como a ocorrida ferem os princípios democráticos e não podem ser naturalizadas”.

(*) Matéria em atualização

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.