Vereador de Manaus entra com denúncia formal contra torcedor que exibiu tatuagem nazista durante partida de futebol

Vereador pede que polícia investigue torcedor que exibiu tatuagem com símbolo Nazista (Isabelle Chaves/CENARIUM)

Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O vereador de Manaus Rodrigo Guedes (PSC) anunciou, na noite desta segunda-feira, 18, que protocolou uma denúncia-crime, na sede da Delegacia Geral, contra o homem que exibiu uma tatuagem com símbolo nazista nas costas durante uma partida de futebol entre São Raimundo (AM) e São Raimundo (RR), pelo Campeonato Brasileiro Série D, nesse domingo, 17.

“Protocolei uma denúncia formal – notícia-crime, para que haja investigação criminal sobre a exposição pública da tatuagem com símbolo nazista. Não iremos nos omitir, com qualquer mínima hipótese de propagação de ódio, preconceito ou discriminação. Combateremos!”, escreveu Guedes, que também é dirigente do São Raimundo Esporte Clube.

PUBLICIDADE
Vereador confirmou a denúncia em seu perfil oficial no Instagram (Reprodução/Instagram)

O vereador disse, ainda, que diversos relatos de pessoas que convivem com o torcedor confirmam que ele é nazista. Segundo Guedes, “desses que leem livros e guardam posts e fotos de Hiltler”.

“Para quem fez um absurdo malabarismo argumentativo para defender e acreditar na tese, absolutamente improvável, de que foi apenas tudo uma grande coincidência e mero acaso, informo que o caso se trata nada mais, nada menos de apologia ao Nazismo”, discorreu o vereador.

Para Rodrigo, ódio, racismo e intolerância religiosa estão, simplesmente, impregnados na sociedade. “Se não combatermos, ele continuará impune e se expandindo tanto no submundo digital, como ostensivamente nesse caso! Não se depender de mim”, finaliza a publicação do vereador.

Repúdio

Em nota, o São Raimundo repudiou a atitude do torcedor e afirmou que uma vez identificado, o homem não mais irá entrar nas dependências do estádio amazonense em dias de jogos do Tufão.

“O São Raimundo Esporte Clube vem a público repudiar a atitude deste indivíduo que nada representa a história do clube do povo. O São Raimundo condena, veementemente, toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial”, diz trecho da nota divulgada pelo clube.

Apologia

No Brasil, fazer apologia ao nazismo é crime, com pena de reclusão, e se enquadra na Lei 7.716/1989, que diz ser proibido “praticar, induzir ou incitar a discriminação, ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Nesses casos, o autor pode sofrer reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza.

Além disso, segundo a mesma lei, é proibido “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo”. A pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Leia também: Em Manaus, torcedor é flagrado com tatuagem nazista em partida de futebol; clube repudia e procura autor

A tatuagem

O símbolo tatuado nas costas do torcedor é de uma águia que está em pé, em cima de uma grinalda de folhas de carvalho. Apesar da suástica não aparecer, a imagem é considerada nazista. Isso porque a águia foi usada pelo Partido Nazista alemão durante a Segunda Guerra Mundial por representar poder, força, vitória e autoridade, cujas características são exaltadas pela ideologia de superioridade nazista.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.