Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Vereador de Manaus propõe ‘A paz do Senhor Jesus’ como patrimônio cultural


23 de outubro de 2025
Vereador de Manaus propõe ‘A paz do Senhor Jesus’ como patrimônio cultural
Roberto Sabino, do Republicanos (Fotos: Reprodução/CMM | Composição: Klinton Gean)

MANAUS (AM) – “A Paz do Senhor Jesus” é o nome dado ao Projeto de Lei (PL) Nº 338/2025, de autoria do vereador de Manaus (AM) Roberto Sabino (Republicanos), que reconhece a saudação evangélica como Patrimônio Cultural Imaterial da capital amazonense. A proposta, aprovada em maio, foi apresentada como uma forma de valorizar a identidade religiosa de uma parcela significativa da população.

A iniciativa de Sabino, que contou com apoio na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e foi pauta de deliberação em sessão plenária nessa quarta-feira, 22, gerou repercussão entre a população. O tema reacende um debate histórico na constituição brasileira: como conciliar o reconhecimento cultural de tradições religiosas com o princípio de laicidade do Estado?

O Brasil é um País de maioria religiosa, mas também de pluralidade crescente. A laicidade, prevista na Constituição, não significa ausência de religião, mas a garantia de que o poder público não privilegie nenhuma crença em detrimento de outras. Quando o Parlamento reconhece oficialmente uma saudação de caráter confessional, ainda que sob justificativa cultural, é necessário cautela para preservar esse equilíbrio.

Valorizar a cultura evangélica é reconhecer uma realidade social consolidada. Ao mesmo tempo, proteger a laicidade assegura a todos os cidadãos o direito à livre expressão de fé ou à ausência dela. Em uma sociedade plural, a política deve ser espaço de inclusão simbólica, não de representação exclusiva de uma tradição religiosa.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.