Vereador de Manaus se retrata com governador do AM após fake news
Por: Ana Pastana
03 de dezembro de 2024
MANAUS (AM) – O vereador de Manaus Eduardo Alfaia (Avante) foi obrigado a se retratar após proferir fake news contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). A decisão foi tomada pelo juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza, da 4ª Vara da Fazenda Pública.
O parlamentar afirmou em vídeo que Lima “viajava de jatinho diversas vezes acompanhado com asseclas”, enquanto pacientes aguardavam remoção de Parintins (AM), por meio de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, para receber tratamento na capital amazonense. O magistrado entendeu que as informações compartilhadas pelo parlamentar “são totalmente inverídicas”.
O conteúdo que foi alvo da medida judicial, Alfaia também disse que seis aeronaves pagas pelo Governo do Estado estavam transportando pessoas para ato político-partidário em Parintins (AM), município localizado a 369 quilômetros de Manaus, nos dias 3 e 4 de agosto deste ano. Conforme o vereador, pacientes do Hospital Regional Jofre Cohen estariam precisando de transferência por meio Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para a capital amazonense.
Na decisão que ordenou a retratação, o juiz escreveu que “as noticias veiculadas pelo réu não se mostraram verídicas, imputando conduta desidiosa pelo Governo do Estado do Amazonas, o que, por certo, maculou a imagem, à admiração, ao respeito, credibilidade e honra do requerente, cabendo assim, a retratação”.

A decisão foi baseada em documentos apresentados pelo governo do Amazonas. Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Casa Militar, pasta responsável por informações sobre aeronaves, não constavam informações da existência de aeronaves lotadas ou sublocadas, ou seja, não há registros de voos realizados nos dias 3 e 4 de agosto deste ano, saindo do aeroporto do município de Parintins.
Em outro trecho, a decisão afirma que na mesma data foi analisado, por meio do Complexo Regulador Estadual, as condições de saúde dos pacientes internado na UTI do Hospital Regional Jofre Cohen, em Parintins (AM) e em outros municípios. Após análise, foi concluído que apenas um paciente estava na UTI no município parintinense, em estado estável e em acompanhamento.
“Diante do exposto, defere-se o pedido de antecipação de tutela requerido pelo autor, determinando-se ao réu que promova publicação de retratação nas contas de redes sociais que possuir (instagram, facebook, tiktok, X, etc.) esclarecendo a toda a população que as acusações realizadas, de que existiam pacientes internados necessitando de UTI aérea no Hospital de Parintins enquanto o Estado do Amazonas havia pago 6 (seis) aeronaves para transporte de pessoas com motivação política, são totalmente inverídicas”, decidiu o magistrado.
Retratação
A publicação de retratação foi publicada por Eduardo Alfaia nas redes sociais dele nesta terça-feira, 3. No post, o parlamentar também afirmou que respeita o Estado Democrático de Direito e defendeu que “o cumprimento imediato das ordens judiciais é primordial para manter a ordem social e a paz perante as instituições”.
Apesar do cumprimento da decisão, o vereador afirmou que recebeu a ação com surpresa. “D’outra banda, me causou espécie quando tomei conhecimento da ação contra mim ajuizada e, pasmem queridos amigos, mais espécie ainda, quando dita decisão judicial que agora me prosto a cumprir não foi requerida em nenhum momento naqueles autos, tratando-se de uma decisão, para o mundo jurídico, extra petita”, disse.
A CENARIUM procurou o vereador Eduardo Alfaia, por meio da assessoria de imprensa dele, para comentar o assunto. Até o momento não houve retorno.