Vereador morre após ser atingido por coice de cavalo em RR; Câmara decreta luto
Por: Ana Pastana
15 de outubro de 2025
MANAUS (AM) – Vereador do município de Alto Alegre, em Roraima, Valdenir “Magrão” (MDB) morreu na madrugada desta quarta-feira, 15, aos 41 anos, após complicações decorrentes de um procedimento cirúrgico para corrigir uma lesão na traqueia.O trauma foi provocado por um coice de cavalo, que aconteceu no último domingo, 12, durante uma atividade de adestramento em uma chácara da cidade.
O parlamentar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR) desde o dia do acidente, na capital Boa Vista. De acordo com a equipe médica, a cirurgia foi realizada para conter o agravamento do ferimento, mas o vereador não resistiu às complicações pós-operatórias.
A morte de Valdenir foi confirmada nesta quarta-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Alto Alegre, Fábio Costa (Republicanos), em publicação no Instagram. Na postagem, ele lamentou a perda do colega e destacou o compromisso do parlamentar com o município.

Por meio de nota, a Casa Legislativa manifestou pesar pelo falecimento do vereador Magrão e se solidarizou com familiares e amigos, além de decretar luto de três dias.
“A Câmara Municipal de Alto Alegre manifesta profundo pesar pelo falecimento do vereador Valdenir Magrão. Sua dedicação e compromisso com o município deixarão saudades e um legado que permanecerá na memória de todos. Em respeito à sua trajetória e contribuição, a Câmara Municipal de Alto Alegre decretará luto oficial de três dias, período durante o qual não haverá expediente“, diz um trecho da nota.
Último boletim médico
O último boletim médico, divulgado pela família no perfil do vereador no Instagram, nessa terça-feira, 14, informava que o quadro clínico de Magrão era “estável, com sinais vitais dentro dos parâmetros de normalidade”. A notícia da morte causou comoção entre familiares, amigos e colegas de trabalho, que vinham acompanhando o caso e torcendo pela recuperação do político.

O vereador
Natural do Maranhão, Magrão foi eleito vereador do município de Alto Alegre em 2020, sendo o vereador mais votado da cidade, com 672 votos, e chegando à presidência da Câmara Municipal. Em 2024, foi reeleito com 751 votos e, no mesmo ano, assumiu interinamente a prefeitura do município após a cassação do então prefeito Pedro Henrique Machado.
O parlamentar era comprometido com pautas da agricultura familiar e se destacou pelo trabalho voltado às comunidades rurais e pela defesa de políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.