Vereador preso por suspeita de corrupção seguirá recebendo salário de R$ 26 mil em Manaus
Por: Fred Santana
07 de novembro de 2025
MANAUS (AM) – Por 21 votos a 11, a Câmara Municipal de Manaus decidiu, na quarta-feira, 5, manter o mandato do vereador Rosinaldo Bual (Agir), preso desde o dia 3 de outubro de 2025 em desdobramentos da Operação Face Oculta. A investigação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) aponta que o parlamentar estaria envolvido em um esquema de “rachadinha” dentro do próprio gabinete.
Bual é acusado de praticar crimes como peculato, concussão, associação criminosa, lavagem de dinheiro, agiotagem e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A maioria dos vereadores defendeu sua permanência no cargo sob o argumento de que não há condenação judicial contra o parlamentar.
O regimento interno da Câmara Municipal de Manaus prevê que um vereador pode perder o mandato mesmo sem condenação judicial, caso apresente conduta incompatível com o decoro parlamentar. Mas, com a decisão dos pares, Rosinaldo Bual continuará recebendo salário mensal de R$ 26 mil, pago com recursos públicos, enquanto permanece detido.
