8 de março de 2021

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

RIO DE JANEIRO- A vereadora mais votada nas eleições de 2020 em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Maiara Felício (PT), registrou um boletim de ocorrência nessa terça-feira, 9, alegando ser vitima de injuria racial e difamação. Segundo a vereadora, que é negra, os ataques aconteceram nas redes sociais.

Comentários mandando a vereadora tomar banho por ser negra, expressões racistas como “negrinha”, e insinuando que a vereadora estaria como intenção de “roubar merendas das crianças” foram algumas das ofensas postadas contra Maiara.

“A partir de um posicionamento meu acerca da volta às aulas, algumas pessoas se sentiram à vontade de me ofender de maneira baixa nas redes sociais. A minha atitude vem mostrar que internet não é terra sem lei e que a denúncia é a melhor ferramenta cabível para tal crime”, comentou Maiara nas redes sociais.

O caso foi registrado na Delegacia da Mulher do Rio de Janeiro. A vereadora comentou, inclusive, que não é a primeira vez que sofre com o racismo, e alertou aos que possivelmente passe pela mesma situação, não deixem o crime passar em branco.

“Eu vim registrar e garantir o meu direito. Não estou fazendo isso aqui só pela Maiara Felício, mas para todas as pessoas sofrem violência dentro de casa e na internet, muitas vezes deixando de denunciar com medo de outra circunstância”, explicou a vereadora após registrar o boletim de ocorrência.