Vestibular 2025: ‘UEA conectada com o que há de mais importante na ciência’, diz reitor sobre curso de IA


Por: Marcela Leiros

27 de outubro de 2025
Vestibular 2025: ‘UEA conectada com o que há de mais importante na ciência’, diz reitor sobre curso de IA
O reitor da UEA, André Zogahib, durante coletiva de imprensa sobre o Vestibular 2025 (Erik Oliveira/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu início, nesta segunda-feira, 27, ao Vestibular 2025 da instituição, que oferta cerca de 1,5 mil vagas. O destaque, neste ano, é o primeiro curso de Bacharelado em Inteligência Artificial (IA) da Região Norte, que será ofertado pela universidade nos municípios de Parintins e Itacoatiara, distante 176 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente.

Além do Vestibular, a UEA oferta cerca de 2,5 mil vagas por meio do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). As provas são aplicadas nos 62 municípios do Estado. Com o novo curso de Inteligência Artificial e o recorde de inscritos, a universidade reforça seu papel como protagonista no desenvolvimento científico e tecnológico da Região Norte, como destaca o reitor, André Zogahib.

É um curso que realmente é muito importante, que coloca a universidade na crista da onda. Nós fomos a primeira universidade da Região Norte do Brasil a aprovar esse curso, a ter esse curso em funcionamento, em função de nós já pesquisarmos isso de longa data aqui na universidade com vários grupos de pesquisa, com vários professores engajados nesse tipo de conhecimento“, declarou Zogahib.

Candidatos do SIS em prova nesse domingo, 26 (Reprodução/Secom)

Ainda de acordo com Zogahib, são cerca de 85 mil candidatos inscritos no Vestibular, considerado a maior edição desde a pandemia da Covid-19, e no SIS. A aplicação das provas conta com o apoio da Fundação Vunesp, responsável pela logística e correção das redações, e com uma operação especial da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, coordenada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Além do lançamento do curso de IA, a UEA vem ampliando ações para incentivar a participação de alunos do interior, por meio de campanhas de divulgação, apoio educacional e parcerias com rádios, blogs e mídias locais.

A Universidade do Estado do Amazonas está fazendo uma ampla divulgação e isso mostra que a gente está indo no caminho certo com o aumento crescente do número de inscritos, principalmente do interior do Estado“, pontuou.

Candidatos chegam para vestibular SIS da Universidade do Estado do Amazonas (Reprodução/Secom)
Expectativa

A candidata ao Vestibular da UEA Jamilly Comapa compartilhou nesta segunda-feira, 27, momentos antes de ter início as provas do certame, as expectativas para a prova. Ela, que busca uma vaga no curso de Medicina pelo segundo ano consecutivo, falou sobre não desistir dos sonhos.

O vestibular é feito daqueles que realmente querem entrar na faculdade e fazer acontecer, que isso é o mais importante”, disse ela. “Infelizmente eu não consegui no passado, que foi quando eu me formei, mas eu acredito que um sonho ele só morre quando você desiste e é o meu sonho, a Medicina é o meu sonho”.

A UEA inicia, nesta segunda, a aplicação das provas do Vestibular 2025, acesso 2026. No primeiro dia, os candidatos farão as avaliações de Conhecimentos Gerais. Os exames serão aplicados em Manaus e nos 61 municípios do interior. Na terça-feira, 28, é a vez das avaliações de Conhecimentos Específicos e Redação.

Graduação em IA

O curso de bacharelado em Inteligência Artificial (IA) é inédito no Brasil em uma universidade pública. De acordo com o edital, cada município terá 30 vagas disponíveis, ofertadas nas modalidades presencial e mediadas por tecnologia.

A graduação foi anunciada em 17 de junho deste ano pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e pelo reitor da UEA, o professor Dr. André Zogahib, na sede do governo do Estado, na Zona Oeste da capital amazonense.

Estamos dando um passo histórico porque, definitivamente, a gente tem participado da nova revolução tecnológica da qual nós estamos vivendo hoje. […] Sendo entre os pioneiros do Brasil, porque em universidade pública esses cursos só têm em Pernambuco e no Goiás“, afirmou o chefe do Executivo na ocasião.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (Diego Peres/Secom)

O governador do Estado defendeu, ainda, durante o anúncio em 17 de junho, a implementação do uso da Inteligência Artificial como aliada no dia a dia da saúde, da educação, da segurança pública e dentre outros meios em que a IA pode ser implementada.

O que as pessoas conseguem ver quando se fala em Inteligência Artificial é muito superficial, porque você entende que inteligência artificial é alguém colocando a voz com palavras criadas e tal, só que ela vai muito além disso, por exemplo, na área da Medicina nós já estamos utilizando a Inteligência Artificial no Hospital Delphina Aziz, o exame de urina sai em dois minutos, o ecocardiograma, hoje, nós conseguimos entregar em 10 minutos“, disse Wilson Lima.

Leia mais: Universidade do AM oferta curso inédito de bacharel em Inteligência Artificial
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.