VÍDEO: após incêndio em barco, indígenas perdem alimentos e buscam doações para famílias isoladas

Um carro desgovernado colidiu com o barco que já se preparava para deixar o porto de Oriximiná em direção ao porto de Cachoeira Porteira, no PA (Reprodução/ Internet)

Luciana Bezerra — Da Revista Cenarium

MANAUS — O barco fretado pelos indígenas Wai-Wai pegou fogo, na última sexta-feira, 30, no porto de Oriximiná, no Pará. Em entrevista à REVISTA CENARIUM, neste domingo, 1º, o auxiliar administrativo da Associação dos Povos Indígenas do Mapuera (Apim), Jonas Manciki Wai Wai, disse que o barco estava estacionado no porto, quando um carro desgovernado colidiu com a embarcação causando a explosão.

“O barco já estava prestes a deixar o local quando um carro de um parente nosso [um indígena] perdeu o freio e acabou colidindo com o barco. O inquérito ainda não foi concluído. Mas, apesar do susto, não houve vítimas, porém os passageiros perderam todos os pertences pessoais e os kits de alimentos que haviam comprado para levar para as aldeias que estão isoladas em decorrência da Covid-19”, explica Jonas.

PUBLICIDADE

Ainda conforme informações do auxiliar administrativo da Apim, mais de três mil famílias vivem nas aldeias da região e estão isoladas em decorrência da pandemia de Covid-19.

Jonas ressalta ainda que a Apim está arrecadando doações financeiras ou de alimentos não perecíveis e kits de higiene doméstica e pessoal para auxiliar as famílias a voltarem para casa com itens essenciais de alimentação para suas famílias.

As doações financeiras podem ser feitas na Caixa Econômica por meio da Agência: 3190, operação 013, e conta-corrente: 00058096-6, em nome de Jonas Manciki Wai Wai com CPF: 939.401.142-00.

Já os alimentos não perecíveis e itens de higiene podem ser entregues diretamente na sede da Apim, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, Bairro São José Operário, em Oriximiná (PA). Mais informações pelo telefone: (93) 99215-4050.

Assista ao vídeo:

(Divulgação Apim)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.