8 de março de 2021

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um tremor de terra na tarde deste domingo, 31, de magnitude 5,9, foi sentido na Guiana Francesa e em alguns pontos de Boa Vista e Manaus. A moradora da Zona Norte, do bairro Mecejana, Renata Gomes, de 39 anos, contou à REVISTA CENARIUM sobre o ocorrido. A Guiana fica a 157 quilômetros da capital roraimense, o Estado brasileiro que mais sentiu o terremoto.

Veja também: ‘Pensei que estava passando mal’, diz jovem ao sentir tremor de terra em Manaus

“Foi bem forte, a minha mãe estava na sala e eu estava no quarto com minha filha. O telhado começou a tremer, a janela também e quando eu abri a porta, a minha mãe já estava na porta dizendo que era um terremoto. Eu disse: ‘Mãe, não é’, mas quando ela pegou o celular dela, já havia muitas mensagens em grupos de WhatsApp”, contou.

Renata Gomes e a mãe, dona Maria Ligia, de 66 anos (Arquivo)

Vídeo

Em um vídeo que circula na internet, na cidade de Boa Vista, de pouco mais de um minuto e 12 segundos de duração, é possível observar o abalo sísmico. A casa chega a tremer, as árvores e as cadeiras balançaram. Moradores contam o momento da tensão, segundo Renata, as pessoas ficaram apreensivas e foram para as ruas da cidade tentar se proteger.

Câmera de segurança mostra o momento do tremor em Boa Vista (Reprodução)

“Peguei meu celular e comecei a mandar para vários grupos que eu faço parte, de alguns condôminos. Muita gente sentiu esse tremor. Acharam que era vindo da Venezuela, mas o que foi mais forte é que, em alguns municípios próximos da Guiana, os municípios de Bonfin, Cantá, as vicinais sentiram também. Foi bem tenso. Para quem nunca passou por isso, foi bem chocante”, relatou Renata Gomes.

Susto

“No mais, está tudo bem. Ninguém se machucou com isso, foi só um susto mesmo. A população de Boa Vista não está acostumada com isso, aqui na capital quase todos os bairros sentiram. Os interiores sentiram também, mas graças a Deus foi só um susto. Até agora nada de notícia ruim”, finalizou.