Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
4 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um vídeo que circula nas redes sociais neste sábado, 6, mostra as ruas de Boca do Acre, município do interior do Amazonas, tomadas pela cheia dos rios Acre e Purus. De acordo com a Defesa Civil, a enchente já atingiu 90% do território da cidade, impactando diretamente na vida de mais 17,9 mil pessoas.

Veja também: Trabalhadores se arriscam para retirar entulho das ruas inundadas em Boca do Acre, no AM

Nas imagens é possível acompanhar o trajeto de um morador da região, que realiza o percurso por algumas horas dentro de uma canoa impulsionada por motor de popa. Também é possível observar a situação de calamidade pública vivenciada pelos habitantes do município.

A gravação também mostra que não há outros moradores circulando na área, onde diversas casas estão submersas pelo rio. Boca do Acre fica a 1.557 quilômetros de Manaus, sendo a principal cidade do Estado afetada pelas inundações.

A subida do nível do Rio Acre já deixou mais de 130 mil pessoas atingidas na capital e no interior. As enchentes são reflexo do período chuvoso na região Norte, que vive o chamado “inverno amazônico”, fenômeno que faz os rios transbordarem.

A régua linimétrica, que aponta o nível dos rios de Boca do Acre, diminuiu em 11 centímetros neste sábado, 6, chegando a marca de 20,44 metros. Apesar disso, a marca ainda está 44 centímetros acima da cota de transbordamento total (20 cm), deixando boa parte das casas boca-acrianas debaixo da água.

Assista ao vídeo

Vídeo mostra ruas de Boca do Acre tomadas pela cheia dos rios amazônicos (Reprodução/Facebook)