Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um crime que utiliza um aparelho eletrônico que bloqueia o acionamento da trava do veículo. Esse é chamado “golpe do Chapolin”, que facilita o furto de automóveis e vem se tornando comum no Amazonas. Nessa segunda-feira, 19, três homens, não identificados, furtaram R$ 300 de um carro que estava parado num estacionamento de uma drogaria, na zona Centro-Oeste de Manaus. Os suspeitos flagrados pela câmera de segurança do local utilizaram o dispositivo de roubo para pegar os pertences no automóvel.

O caso aconteceu no início da tarde, na avenida Jacira Reis, no bairro Dom Pedro. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver a vítima chegando ao estabelecimento, em um veículo modelo Honda Fit preto, enquanto os suspeitos estão parados em um ponto próximo num carro Parati, de cor verde. Sem perceber a intenção dos homens, a mulher que dirigia o carro preto sai do veículo em direção à drogaria.

Neste momento, os suspeitos estacionam o Parati verde ao lado do Honda Fit preto para furtar o automóvel da vítima. A ação ocorre em instantes. Um dos homens ficou dentro do carro para dirigir, enquanto os outros dois ficam observando a movimentação. São cerca de 1 minuto e 11 segundos desde o momento em que a vítima deixa segue até o estabelecimento até o furto se concretizar e os homens fugirem.

Os funcionários do estabelecimento afirmam que esta não é a primeira vez que há o registro de furto no estacionamento. Conforme eles, outros clientes também já sofreram o mesmo golpe, por isso é essencial que, após acionar o alarme do veículo, o motorista verifique se o carro está mesmo trancado ou não.

Segundo a vítima, além de levarem a bolsa com o dinheiro, os suspeitos também levaram remédios que estavam dentro dela. Ainda de acordo com a mulher, ela registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) para que o caso seja investigado e os homens sejam encontrados.

Assista ao vídeo:

Chapolin

O crime com o dispositivo Chapolin, em Manaus, vem sendo combatido pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd). Além de impedir os sinais eletromagnéticos do alarme e fazer com que o veículo não seja trancado, alguns modelos do aparelho, que é semelhante a um controle remoto, chegam a conseguir copiar o código de segurança da chave.

Em fevereiro deste ano, o delegado Aldeney Goes, da Derfd, orientou à população que o ideal é sempre verificar que o veículo foi travado e evitar de deixar pertences no automóvel, além de tomar cuidado ao deixar carros em locais públicos.

Nessa segunda-feira, 19, policiais civis da Derfd deflagraram uma operação que culminou na prisão de um homem, em cumprimento a mandado de prisão preventiva por envolvimento em roubos com emprego de arma de fogo, além de furtos com o Chapolin. A prisão ocorreu na rua Gaivota, bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus.

Na quarta-feira passada, 16, equipes de investigação da delegacia especializada também prenderam um homem, no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), em cumprimento a mandado de prisão preventiva por furto qualificado, corrupção de menores e extorsão. Segundo a polícia, o homem aplicou o golpe do ‘Chapolin’ e roubou um veículo modelo Chevrolet, modelo S10.

“Após o carro ter sido estacionado em uma via pública, Joilson na companhia de outro indivíduo, que já está sendo investigado pela polícia, aplicou o golpe do “Chapolin”, que consiste em um usar um aparelho que bloqueia o acionamento da trava do veículo. O aparelho impediu que a porta do veículo fosse travada. Sendo assim, eles furtaram o veículo e subtraíram diversos objetos que estavam nele”, relatou Aldeney Goes, titular da Derfd.

As vítimas desse crime devem comparecer à delegacia mais próxima e registrar a denúncia. Caso não seja possível, a denúncia pode ser feita pelo 181, o disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Outra opção é a internet: www.delegaciainterativa.am.gov.br.