Vídeo: Zenaldo Coutinho se despede da prefeitura de Belém com ‘choro’ e rejeição de 64%

Rodeado por funcionários, o gestor deixa o comando da cidade com alta rejeição. (Reprodução/Internet)

João Paulo Guimarães – Da Revista Cenarium

BELÉM – Em um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira, 31, o atual prefeito da capital paraense, Zenaldo Coutinho (PSDB), encerrou o segundo e último mandato na prefeitura sob forte comoção, rodeado por funcionários e assessores ao som da música “Amigos para sempre”. O gestor deixa o comando de Belém após oito anos, com uma rejeição de 64% segundo o Ibope.

Veja o vídeo

O atual prefeito se despede emocionado da gestão municipal. (Reprodução/Redes sociais)

Zenaldo viveu uma série de atropelos durante o ano de 2020 enquanto não conseguia administrar a cidade em concomitância com o Governo do Estado, comandado por Helder Barbalho (MDB). Em abril, foi contra o Lockdown na cidade durante o pico da pandemia de Covid-19, além de ter apoiado a classe empresarial que pedia a reabertura do comércio e o fim das medidas sanitárias.

PUBLICIDADE

Posicionamento ruim

Coutinho voltou atrás no posicionamento “Anticiência” após o colapso no número de infectados e óbitos nos Prontos Socorros (PSs), Instituto Médico Legal (IML) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Assim como paralisações de profissionais da saúde, que alegavam falta de Equipamentos de Proteção Individuias (EPIs) e o pagamento de salários em atraso.

Em julho, Zenaldo foi flagrado na praia de Salinas, localizada no litoral paraense curtindo o veraneio, de sunga e sem máscara. Coutinho estava na companhia do presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB), Mauro Freitas (PSDB), reeleito este ano para mais um mandato.

Nova gestão

A partir de 1º de Janeiro de 2021, o prefeito eleito Edmilson Rodrigues (PSOL), volta a administrar Belém após os períodos de 1997 a 2004, enquanto era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). A prefeitura da capital foi disputada por dois candidatos com ideologias políticas extremas. Rodrigues e delegado federal Everaldo Eguchi (Patriota) foram ao segundo turno das eleições municipais e em 29 de novembro, o Psolista alcançou 51,76% de votos válidos, efetivando a vitória no pleito.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.