Vila Olímpica de Manaus sedia Troféu Artemis Soares de Ginástica
Por: Lucas Thiago
11 de julho de 2025
MANAUS (AM) – No período de 18 a 19 de julho, a Federação Amazonense de Ginástica (FAG) vai realizar a 23ª edição do Troféu Artemis Soares de Ginástica Rítmica, no Centro de Ginástica do Amazonas Bianca Maia Mendonça, na Vila Olímpica de Manaus, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. O tradicional evento da agenda esportiva do Amazonas é uma homenagem à doutora e professora Artemis Soares, considerada uma das precursoras da ginástica rítmica no Amazonas.
“É sempre uma alegria poder realizar o Troféu Artemis Soares, essa é uma homenagem que a federação nos fez. A competição é o momento de descoberta de novos talentos. Essa é uma das principais funções do Artemis Soares, trazer novos talentos”, declarou Artemis, a homenageada que leva o nome do evento.

Além de preparar atletas para competições nacionais, o evento contribui significativamente para o ranking estadual da ginástica rítmica. Com a participação de aproximadamente 86 atletas, o Troféu Artemis Soares contará com a arbitragem da Federação de Ginástica do Rio de Janeiro e disputas nas categorias Pré-Infantil, Infantil e Juvenil. As ginastas demonstrarão suas habilidades nos aparelhos de Arco, Bola, Fitas, Maças e Mãos livres.

“A cada ano, eu trago um número muito bom de participantes. Este ano, vamos ter mais de 80 crianças participando deste torneio. Eu convido a juventude amazonense, as crianças e os pais para comparecer ao evento, com dois dias de competição intensa. A competição começa a partir das 9h, e ficaremos o dia todo”, destacou Artemis Soares sobre a competição.

Artemis Soares
A doutora Artemis Soares é reconhecida mundialmente por seus 40 anos de contribuição à ginástica rítmica. Professora titular da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, possui pós-doutorado pela Université Paris-5 e Université Rennes 2, na França, onde também lecionou como professora visitante. Atualmente, é membro da Academia Amazonense de Letras e da Academia Brasileira de Educação Física.

Soares integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA). Atualmente, é membro da Academia Amazonense de Letras e da Academia Brasileira de Educação Física. Membro da Academia Brasileira de Educação Física desde outubro/2019. Publicou cerca de 20 títulos como autora, co-autora e organizadora de livros além de capítulos de livros.
Na Academia Amazonense de Letras, é a segunda ocupante da Cadeira nº 40, eleita em 30 de setembro de 2017, na sucessão de Wademar Batista de Salles, e recebida em 17 de novembro de 2017 pela acadêmica Marilene Corrêa da Silva Feitas. A Cadeira instituída em 1968, da qual foi fundador Waldemar Batista de Salles.