Vingança é a 3ª maior causa de morte em ações policiais no RJ
18 de maio de 2021

Com informação do UOL
Ações policiais motivadas por vingança são a terceira maior causa de morte em operações na região metropolitana do Rio, segundo levantamento inédito feito por pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense) a pedido do UOL.
Com a soma das 28 mortes na favela do Jacarezinho na ação mais letal da história do Estado, o levantamento — feito em conjunto com a reportagem — atribui 380 óbitos a ocorrências de retaliação por morte de policial ou ataque a agentes de segurança pública nos últimos 14 anos (veja no mapa).

Em números absolutos, as mortes por vingança só ficam atrás de óbitos em operações policiais por repressão ao tráfico de drogas (1.200) e disputa entre grupos criminais (482).
Não foram incluídas no levantamento todas as mortes por intervenção de agentes do Estado, apenas os casos em que foi possível atribuir a motivação da ocorrência com ao menos duas fontes diferentes de consulta. O estudo inclui óbitos de policiais e mortes em disputas entre facções rivais, que servem de motivação para operações policiais.
O Geni (Grupos de Estudos dos Novos Ilegalismos), grupo de pesquisa da UFF, analisou dados coletados entre janeiro de 2007 e abril deste ano. O UOL acrescentou no levantamento as ocorrências na região metropolitana do Rio até 6 de maio, dia da operação no Jacarezinho.

O estudo constatou ainda que 812 operações no período analisado foram desencadeadas por vingança — em média, uma morte a cada duas incursões policiais. Para se ter uma ideia, o índice de operações com morte motivadas por vingança mapeadas pelo estudo representam o dobro dos óbitos em cumprimentos de mandados de busca e apreensão.
Os pesquisadores determinaram a motivação com base em informações das próprias operações, onde há informações sobre incursões após morte ou ataque contra agentes de segurança pública como motivação declarada.
