Pré-candidato a deputado estadual do AM, Gedeão Amorim se filia ao Avante

A cerimônia de filiação ocorreu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Reprodução/Instagram)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Na noite desta quinta-feira, 17, o professor e ex-deputado federal, Gedeão Amorim se filiou ao partido político brasileiro de orientação centrista, AVANTE. A cerimônia de filiação do pré-candidato a deputado estadual ocorreu no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizada na Avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

Gedeão, que também já ficou à frente da Secretaria de Educação do Amazonas, (Seduc), era filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), desde o ano de 2010, e deixou o partido liderado pelo senador Eduardo Braga para oficializar a filiação na nova legenda.

PUBLICIDADE

“Vir para o Avante é muito importante, neste momento, mas o que caracteriza um partido, no Brasil, nacionalmente ou localmente, é sua liderança regional”, afirmou Gedeão.

Gratidão

Durante a trajetória no antigo partido, Gedeão viveu dois insucessos, tanto nas eleições de 2018, quanto na eleição para vereador, em 2020. Ambas foram relembradas pelo professor durante a cerimônia de filiação, na qual agradeceu a temporada de 12 anos na antiga legenda.

“Sou grato pelo tempo que lá estive e tudo que pude usufruir de conforto e amizade, mas do ponto de vista pragmático do partido ele perdeu a razão de me abrigar (…) Eu obtinha expressão eleitoral, mas não obtinha coeficiente no partido e isso para político é desastre porque a gente vai perdendo credibilidade eleitoral”, daclarou Amorim.

Renovação

Durante o pronunciamento na Assembleia, o mais novo filiado do Avante destacou que o Estado do Amazonas vive um novo momento em relação à gestão política e que deseja fazer parte do que ele intitulou de “nova expressão” com contribuições positivas.

“Nós enxergamos, hoje, é que no Estado do Amazonas nós estamos vendo acontecer o surgimento de uma nova expressão de liderança política (…) Quase todos os manauaras têm orgulho de ter uma prefeitura bem administrada . Nós temos a expectativa, e eu quero contribuir com isso, de que o prefeito Davi vai cada vez mais incorporar essa credibilidade”, salientou Gedeão que complementou.

“Tenho certeza que teremos, neste ano, mudanças consideráveis ao final do processo eleitoral como um todo. Creio que o Amazonas vai se renovando e pode até parecer uma contradição eu estar falando em renovação. Embora eu já tenha os cabelos brancos quero participar deste novo projeto com os jovens que estão chegando aos domínios políticos do Estado do Amazonas”, finalizou o novo filiado.

Histórico

Gedeão Timóteo Amorim tem 70 anos e nasceu na cidade de Icó, no Ceará. Durante a juventude veio para Manaus e graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Gedeão também é especialista em Antropologia Amazônica pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas e Mestre em Administração, área de concentração em Políticas e Gestão Institucional pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Enquanto gestor da Educação, na esfera estadual e federal, criou o ‘Programa Especial de Formação Docente’ (PEFD-Ufam). Em 2011, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado, o título de Cidadão do Amazonas.

Nos anos de 2015 /2019 Amorim se licenciou como suplente do mandato de deputado Federal para assumir o cargo de Secretário de Estado de Educação do Amazonas, em outubro de 2018. Reassumiu, como suplente, em 31 de dezembro de 2018.

Em 2020, durante sua passagem pela Câmara Municipal de Manaus, Gedeão Amorim chegou a ser o vereador que mais apresentou propostas, tendo sempre como principal bandeira a educação.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.