‘Virada Sustentável’ planta 200 árvores frutíferas em comunidade indígena urbana de Manaus

Voluntários plantaram mudas de dezenas de árvores para contribuir coma qualidade de vida dos moradores do Parque das Nações (Reprodução/Divulgação-FAS)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O evento ‘Virada Sustentável 2020’, levou ativistas da causa ambiental para a comunidade Parque das Tribos em Manaus, no último sábado, 7, para uma ação de plantio de 200 mudas de árvores frutíferas naquela localidade. A iniciativa faz parte do conjunto de ações programadas para a edição da virada este ano em Manaus.

Voluntários participaram ativamente respeitando os protocolos sanitários (Reprodução/Divulgação-FAS)

O plantio teve início às 8h30 e mobilizou ativistas e moradores que, seguindo os protocolos de segurança frente à pandemia do novo Coronavírus, executou a ação ambiental. O plantio das 200 mudas na área indígena visa a restauração ecológica de uma área degradada, além da conservação de uma nascente de rio que existe no local.

PUBLICIDADE

De acordo com Gabriel Cavalcante, organizador da ação, a mobilização teve impacto positivo na comunidade. “O Parque das Tribos sofreu durante esses últimos anos com a degradação de sua flora e a ação tem como objetivo recuperar, a longo prazo, a flora daquele local e por isso plantamos 200 mudas e ainda distribuímos mais 100 para os moradores”, destacou.

Ações online

Ainda segundo Gabriel, o retorno do plantio foi extremamente positivo, mas, apesar da vontade, as ações irão se concentrar no formato online, em função da pandemia. “As ações da virada estão voltadas para o cenário online que, apesar de positiva a ação no Parque das Tribos, não teremos outras ações dessa natureza por conta da pandemia”, informou.

Crianças também participaram da ação ambiental no Parque das Tribos (Reprodução/Divulgação-FAS)

A jovem ativista indígena Sâmela Sateré participou da ação. “Foi uma experiência incrível poder contribuir com o reflorestamento de espécies frutíferas, além de contribuir com os parentes indígenas e contribuir com o meio ambiente, em um momento em que os não indígenas pensam em desmatar, queimar, invadir, lutar, nós estamos aqui pra curar a terra”, ponderou.

Para Sâmela, estar envolvida em ações com esse objetivo se resume em uma palavra que define a militância pelo meio ambiente e a dedicação ao próximo. “Compromisso! Somos coletivos, nossa luta é coletiva. Quando ajudo meu povo, estou fortalecendo nossa luta, contribuir é uma forma de pertencimento com o meu povo”, enalteceu a Sâmela Sateré.

Aldeia na periferia

O Parque das Tribos fica situado no Tarumã, Zona Oeste da cidade. A comunidade indígena é habitada por mais de 700 famílias de 35 etnias. É uma das localidades onde a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) atua com projetos de mobilização social e sustentabilidade urbana, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.

Comunitários receberam mudas de plantas frutíferas para plantar nos quintais (Reprodução/Divulgação-FAS)

Já a ‘Virada Sustentável’ acontece em sua sexta edição. É um evento que busca conscientização por um mundo ambientalmente melhor. Reúne arte, ciência, informação, atitude e conscientização social e humana na busca por um equilíbrio planetário. Manaus é a única cidade do norte do Brasil a receber as edições do evento.  

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.