‘Vital para humanidade’, diz ministra da Cultura sobre COP30 em Belém
Por: Ana Pastana
10 de novembro de 2025
MANAUS (AM) – A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou à TV CENARIUM nesta segunda-feira, 10, que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) é essencial para a sobrevivência da humanidade. A declaração aconteceu durante o primeiro dia de evento que acontece em Belém (PA) até o dia 21 de novembro, com uma série de reuniões e discussões sobre as metas climáticas.
Durante a entrevista, a autoridade destacou a mobilização do governo federal na preparação da cidade, com as obras de infraestrutura – algumas ainda em andamento. Diante da presença de delegações de diversos países, ela ressaltou o alcance global da conferência e o esforço realizado pelo Brasil para estruturar o espaço, apontando que a dimensão do encontro reflete sua relevância para a sobrevivência da humanidade.
“Pelo volume de pessoas que estão aqui, pela mobilização mundial, é um evento de alcance global. Pelo esforço feito pelo governo brasileiro para montar toda a estrutura, podemos ter a dimensão da importância que este evento tem para a sobrevivência da humanidade. Está começando hoje, ainda há muito caminho pela frente, mas é uma sinalização muito positiva”, disse.
A garantia de um repasse de US$ 1 bilhão, o equivalente a R$ 5,3 bilhões, ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), também foi um ponto de reflexo da importância do evento para Margareth. “Já no primeiro momento já ter um fundo com mais de U$ 5 bilhões de dólares então isso é um alerta porque quem está precisando é a humanidade“, declarou.

COP30 em Belém
A partir desta segunda-feira, 10, Belém (PA) se torna a capital temporária do Brasil e, sobretudo, o centro das negociações globais sobre mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além dos investimentos necessários para viabilizar essas ações.
O evento, que acontece pela primeira vez na Amazônia, bioma com a maior biodiversidade do planeta e essencial para a regulação do clima global, a COP30 carrega o desafio de recolocar a crise climática no centro das prioridades internacionais.
Segundo informações da presidência da conferência, 194 delegações de países e da União Europeia (UE) confirmaram participação. A capital paraense deve receber mais de 50 mil visitantes, entre negociadores diplomáticos, cientistas, representantes de governos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

