Vítimas de incêndio, funcionários de casa lotérica estão internados em estado grave no Amazonas
16 de agosto de 2022

Karol Rocha – Revista Cenarium
MANAUS – As vítimas do incêndio ocorrido em uma casa lotérica, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, foram identificadas como Stéfani do Nascimento Lima, 23; Henisson Diego da Silva, 33; Adriele Mota de Assis, 35 e Carlos Henrique da Silva Pontes, 50. Todas estão em estado grave no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e são funcionários da lotérica incendiada por um homem identificado como Luis Domingos Siso, 60, no início da tarde desta terça-feira, 16.
De acordo com o titular do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Marcelo Martins, duas testemunhas estão sendo ouvidas na unidade policial. Quanto ao homem suspeito de atear fogo no local, ele também segue em estado grave no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, Zona Leste de Manaus.
“O taxista que o levou está sendo oitivado na delegacia. Tem uma outra testemunha também sendo ouvida e, agora, estamos produzindo as perícias no local do fato para termos toda a materialidade do crime”. Ainda conforme a autoridade policial, presume-se que ele tenha premeditado a ação, já que Luis tentou incendiar um outro estabelecimento em 2020.
“Na ocorrência que ele se dirigiu até a Bemol, em 2020, dizia que tinha um bilhete de loteria premiado, que ele iria resgatar aquele bilhete, e quando ele recebeu a resposta contrária, ele teria tentado colocar fogo na Bemol. E essa, agora, ele vai na lotérica; me parece que tudo gira em torno de um suposto bilhete de loteria que ele teria direito”, esclarece o delegado.

Pacientes internados
De acordo com as informações do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, os quatro pacientes estão em estado grave. Dois seguem entubados, um está no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e um no politrauma. Segundo um amigo das vítimas, que preferiu não se identificar, as quatro vítimas eram colegas de trabalho. “Sou amigo, praticamente, dos quatro e para mim foi um choque porque estava trabalhando. Fui pegar um paciente no roadway, quando eu vi a movimentação e não imaginava que seria na loteria”, disse o técnico em enfermagem, de 38 anos.

A casa lotérica passará por perícia técnica pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas isolou a área, apagaram as chamas e fizeram o rescaldo, utilizando cerca de 2 mil litros de água. Uma equipe técnica e de engenharia, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), avalia se houve danos ao patrimônio histórico.