Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
23 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Mencius Melo – Especial para a Cenarium*

MANAUS – O cantor David Assayag, levantador oficial de toadas do Boi Garantido, prepara mais um projeto musical. David, conhecido como “a voz da Amazônia”, irá gravar o terceiro álbum acústico “Toadas de Tadeu Garcia na Voz de David Assayag”. O produto é mais um tributo a um dos maiores compositores do Festival Folclórico de Parintins. David pretende disponibilizar a obra nas plataformas de streaming no mês de dezembro.

Ainda segundo David, o formato foi o pioneiro em matéria de toadas e descortinou uma série de outros acústicos tanto em álbuns quanto em shows. “A partir dessa experiência os artistas perceberam que a toada pode ganhar versões menos dançantes, porém, mais envolventes do ponto de vista emocional afinal, quando você grava uma versão mais intimista, você permite que o ouvinte contemple detalhes da letra, por exemplo”, destacou.

De acordo com o intérprete, o projeto segue a linha de sucesso alcançado a partir da gravação do primeiro acústico. “Eu gravei o primeiro acústico em 1998 e o resultado foi surpreendente. Na verdade, a experiência só atestou que o público adora uma versão mais calma das toadas para poder curtir na sala de casa ou mesmo em um barzinho, toadas que já são clássicos do Festival”, observou David.

David Assayag (à esquerda) e Tadeu Garcia (à direita) (Divulgação)

Clássicos

Assim como nos outros dois acústicos, tanto de 1998 quanto o de 2014, as grandes composições de Tadeu Garcia estarão presentes. No primeiro álbum estão clássicos como “Marca da Ausência”, “Tempo de Cabanagem” e “Rubra Rainha”. Já no segundo constam obras-primas como “Quero Mais”, “Alma de Guerreiro” e “Sonho de Liberdade”.

Para o terceiro acústico, um repertório escolhido a dedo pretende registrar as melhoras obras da última safra do compositor parintinense. “Estamos pinçando as mais expressivas toadas do Tadeu nos últimos anos. São toadas que sequer foram para os álbuns oficiais do boi. Algumas inéditas e outras que passaram despercebidas do grande público, mas que são lindas”, explicou Assayag.

Entre a escolhidas David ainda adiantou algumas, exclusivamente, para a CENARIUM. “Vamos trabalhar novas toadas, entre elas ‘Sonho de São João’ e outras clássicas como ‘Cosmogonia’, que ganhará uma releitura a altura de ‘O Princípio da Festa’, que também ganhará uma repaginada para a alegria dos fãs do trabalho do Tadeu Garcia”, finalizou o cantor.