Wilson Lima abre seis pontos de vantagem sobre Amazonino na disputa pelo Governo do AM, aponta Ipec


24 de agosto de 2022
Wilson Lima abre seis pontos de vantagem sobre Amazonino na disputa pelo Governo do AM, aponta Ipec
Wilson foi citado por 25% do público, já Amazonino Mendes foi a escolha de 19% (Thiago Alencar/CENARIUM)
Eduardo Figueiredo e Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O levantamento do Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) divulgada nesta quarta-feira, 24, pela Rede Amazônica, aponta que o atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União), abriu seis pontos de vantagem sobre o candidato Amazonino Mendes (Cidadania). Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Wilson foi citado por 25% do público, já Amazonino foi a escolha de 19%.

Mantendo os índices das últimas análises divulgadas no Estado, o senador da República Eduardo Braga (MBD) é o terceiro colocado com 15%. Ricardo Nicolau (SD) aparece com 2%, seguido por Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira (PP) que estão empatados com 1% cada. O candidato do PSOL Israel Tuyuka não pontuou e a candidata Nair Blair (Agir) não foi lembrada pelos entrevistados.

Aqueles que responderam que votariam em outros candidatos somam 2%, os que votam em branco ou nulo são 1% e os que não quiseram ou não souberam responder somam 30%. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto em 20 cidades do Amazonas e ouviu 800 pessoas.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número AM- 06012/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo N° BR-09878/2022.

Pesquisa Estimulada

No cenário estimulado, quando são apresentados os candidatos aos entrevistados, o atual e o ex-governador do Estado aparecem empatados com 30% das intenções de votos. Eduardo Braga (MBD) é o terceiro colocado com 16% das intenções de escolha dos eleitores.

Em seguida, surgem os candidatos: Ricardo Nicolau (SD), com 5%, Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira (PP) estão com 2%, Nair Blair (Agir) tem 1% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 9% e os que não souberam responder correspondem a 6% dos entrevistados.

Wilson Lima e Amazonino Mendes estão empatados com 30% das intenções de votos (Reprodução)

Cenário semelhante

O cenário apontado pela pesquisa do Ipec é parecido com o último levantamento divulgado pelo Instituto Iveritas, no dia 4 de agosto, quando Wilson Lima também estava à frente do candidato Amazonino na pesquisa estimulada. À época, Lima tinha 33,3% das intenções de votos, enquanto Amazonino tinha 30,8%.

Já na pesquisa espontânea, Amazonino e Wilson estavam empatados com pequenas diferenças nos décimos. O ex-governador estava na frente, com 24,9%, enquanto Lima registrava 24,7% das intenções. Braga, novamente, estava atrás com 12,9%. Os demais candidatos registraram menos de 1%. Não souberam responder correspondiam a 28,6% dos entrevistados, enquanto brancos e nulos somaram 1%.

Wilson Lima também liderou na pesquisa do Iveritas (Reprodução)

Pesquisa para o Senado

O Ipec também realizou o levantamento para o Senado e apontou um empate técnico entre os candidatos Omar Aziz (PSD) e Arthur Neto (PSDB). Atual senador da República pelo Amazonas, Aziz tem 29% das intenções de votos e Arthur aparece com 25%, considerando a margem de erro, os candidatos estão, tecnicamente, empatados.

Coronel Menezes (PL) ocupa o terceiro lugar com 12% dos votos, Luiz Castro (PDT) aparece com 8% e pastor Peter Miranda foi a escolha de 4% dos entrevistados.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.