Wilson Lima abre seis pontos de vantagem sobre Amazonino na disputa pelo Governo do AM, aponta Ipec
24 de agosto de 2022

Eduardo Figueiredo e Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium
MANAUS – O levantamento do Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) divulgada nesta quarta-feira, 24, pela Rede Amazônica, aponta que o atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União), abriu seis pontos de vantagem sobre o candidato Amazonino Mendes (Cidadania). Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Wilson foi citado por 25% do público, já Amazonino foi a escolha de 19%.
Mantendo os índices das últimas análises divulgadas no Estado, o senador da República Eduardo Braga (MBD) é o terceiro colocado com 15%. Ricardo Nicolau (SD) aparece com 2%, seguido por Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira (PP) que estão empatados com 1% cada. O candidato do PSOL Israel Tuyuka não pontuou e a candidata Nair Blair (Agir) não foi lembrada pelos entrevistados.
Aqueles que responderam que votariam em outros candidatos somam 2%, os que votam em branco ou nulo são 1% e os que não quiseram ou não souberam responder somam 30%. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto em 20 cidades do Amazonas e ouviu 800 pessoas.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número AM- 06012/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo N° BR-09878/2022.
Pesquisa Estimulada
No cenário estimulado, quando são apresentados os candidatos aos entrevistados, o atual e o ex-governador do Estado aparecem empatados com 30% das intenções de votos. Eduardo Braga (MBD) é o terceiro colocado com 16% das intenções de escolha dos eleitores.
Em seguida, surgem os candidatos: Ricardo Nicolau (SD), com 5%, Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira (PP) estão com 2%, Nair Blair (Agir) tem 1% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 9% e os que não souberam responder correspondem a 6% dos entrevistados.

Cenário semelhante
O cenário apontado pela pesquisa do Ipec é parecido com o último levantamento divulgado pelo Instituto Iveritas, no dia 4 de agosto, quando Wilson Lima também estava à frente do candidato Amazonino na pesquisa estimulada. À época, Lima tinha 33,3% das intenções de votos, enquanto Amazonino tinha 30,8%.
Já na pesquisa espontânea, Amazonino e Wilson estavam empatados com pequenas diferenças nos décimos. O ex-governador estava na frente, com 24,9%, enquanto Lima registrava 24,7% das intenções. Braga, novamente, estava atrás com 12,9%. Os demais candidatos registraram menos de 1%. Não souberam responder correspondiam a 28,6% dos entrevistados, enquanto brancos e nulos somaram 1%.

Pesquisa para o Senado
O Ipec também realizou o levantamento para o Senado e apontou um empate técnico entre os candidatos Omar Aziz (PSD) e Arthur Neto (PSDB). Atual senador da República pelo Amazonas, Aziz tem 29% das intenções de votos e Arthur aparece com 25%, considerando a margem de erro, os candidatos estão, tecnicamente, empatados.
Coronel Menezes (PL) ocupa o terceiro lugar com 12% dos votos, Luiz Castro (PDT) aparece com 8% e pastor Peter Miranda foi a escolha de 4% dos entrevistados.