Wilson Lima anuncia investimento milionário na ciência do AM


Por: Isabella Rabelo

23 de julho de 2024
Wilson Lima anuncia investimento milionário na ciência do AM
Governador durante evento que anunciou investimento milionário. (Divulgação/Secom)
Isabella Rabelo – Da Cenarium*

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta terça-feira, 23, um investimento de mais de R$ 12,9 milhões para novos editais na área de ciência, tecnologia e inovação, realizado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A cerimônia aconteceu na sede do Governo do Amazonas, no bairro Compensa, Zona Oeste da capital. A solenidade celebra o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, comemorados no dia 8 de julho.

“Nós estamos lançando hoje 11 editais, resultado dessa coleta de informações e de demanda dos pesquisadores, dos alunos e também, naturalmente, da realidade que se enfrenta no Estado do Amazonas”, afirmou o governador durante coletiva de imprensa no evento.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (Divulgação)

Os editais lançados, sendo oito inéditos e três reedições para o segundo semestre de 2024, ficaram disponíveis desde 16h no site da Fapeam, com apoio para 145 projetos de pesquisa a serem desenvolvidos na capital e no interior do Estado.

Estiagem

Além dos editais, um protocolo de intenções também foi assinado para participação de cientistas de órgãos e universidades no assessoramento técnico em razão da estiagem dos rios e fenômenos climáticos.

“Esse é um protocolo de intenções para troca de informações, troca de relatórios e entendimento de percepções sobre os eventos climáticos que estamos enfrentando desde o ano passado. Todas essas orientações e informações são importantes na tomada de decisões por parte do Governo do Estado”, disse o governador Wilson Lima.

O Comitê Técnico-científico será composto por especialistas titulares, e os respectivos suplentes, em temas específicos relacionados às Mudanças Climáticas Extremas: Recursos Hídricos e Energéticos; Saúde Pública; Educação Ambiental; Ações Degradantes; Impacto Econômico; Prevenção, Mitigação e Adaptação; Segurança Social e Alimentar; Transporte; Florestas e Clima; Impactos de Pesquisas Aplicadas e Tecnológicas.

Entre as atribuições estão, manter banco de dados atualizado, apresentar estudos e pareceres opinativos sobre estratégias de prevenção, mitigação e adaptação às problemáticas estudadas e suas consequências, fomentar estudos por missão e propor campanhas de sensibilização são algumas das competências do Comitê Científico.

“Todo o conhecimento produzido pelos pesquisadores de todas as instituições vão somar esforços para que o Governo do Amazonas possa tomar as melhores decisões e ações corretivas e preventivas no sentido de minimizar os danos da estiagem. Então, tudo isso precisa ser combatido com ciência, com tecnologia e com informação”, destacou o reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), André Zogahib.

Leia mais: Governo do AM assina acordo com Banco da Amazônia para impulsionar economia da região
(*) Com informações da Assessoria
Editado por Jefferson Ramos

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.