Wilson Lima diz que David precisa prestar contas para receber novos repasses


09 de setembro de 2024
Wilson Lima diz que David precisa prestar contas para receber novos repasses
Wilson Lima e David Almeida (Composição: Anabelle Pena)
Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou que gestores públicos precisam assumir suas responsabilidades e disse que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), deve prestar contas de recursos estaduais para receber novos repasses. As declarações foram feitas nesta segunda-feira, 9, durante a apresentação dos novos alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), em solenidade no bairro Nova Cidade, Zona Norte da capital amazonense.

Quem é autoridade, quem é prefeito, quem é governador, têm que assumir as suas responsabilidades, porque ‘mimimi’ não resolve o problema da população“, disse, em coletiva de imprensa. A declaração ocorreu após o prefeito de Manaus afirmar, em entrevista ao programa BandNews Amazônia, no dia 27 de agosto, de que o governo do Estado não havia cumprido com acordo de repasses.

Nós já repassamos à Prefeitura de Manaus, aproximadamente, R$ 900 milhões, e isso inclui obras da Avenida das Torres, reforma de feiras, Gigantes da Floresta, Passe livre estudantil. O repasse que ainda não aconteceu é por falta de prestação de contas [da Prefeitura]“, acrescentou Wilson Lima.

Acusações

A atual gestão de Manaus afirmou que não há verbas suficientes para concluir as obras iniciadas ou cumprir com a promessa de recapear 10 mil ruas da capital. Questionado, Wilson afirmou que o governo do Estado pode assumir as obras iniciadas pelo prefeito David Almeida. “Eu estou aqui à disposição para fazer o que tem que ser feito, se for o caso, o Estado assume as obras e não tem dificuldades“, disse.

A CENARIUM procurou a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão responsável por fiscalizar e acompanhar projetos designados pelo governo do Estado e pelas competências envolvidas na execução de obras e programas, para esclarecer a falta de prestação de contas da Prefeitura de Manaus, citada pelo governador Wilson, mas, até o fechamento deste material, a pasta não respondeu aos questionamentos.

Empréstimo

Em maio deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) solicitou explicações sobre o empréstimo de R$ 580 milhões, solicitado pelo prefeito David Almeida, que virou motivo de debate entre o Legislativo e o Executivo municipais. O conselheiro Luís Fabian Pereira Barbosa afirmou, na época, que não estava claro o que seria feito com os recursos.

O pedido de empréstimo foi provado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em 6 de dezembro de 2023, mas teve andamento suspenso no Legislativo por conta da falta de transparência na garantia de receitas da gestão municipal ao Banco do Brasil, instituição credora, que detectou o impasse em fevereiro deste ano.

A CENARIUM solicitou um posicionamento da Prefeitura de Manaus em relação às declarações proferidas pelo governador do Amazonas nesta segunda-feira. Até a publicação desta matéria, a reportagem não obteve retorno.

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.