Wilson Lima entrega 32 novas viaturas e equipamentos para polícias reforçarem segurança no AM

Viaturas foram entregues na manhã desta sexta-feira, 3. Foto: Reprodução/ Secom

Com informações da assessoria

MANAUS – O governador Wilson Lima entregou, nesta sexta-feira, 3, 32 novas viaturas para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) que serão empregadas pelas forças de segurança no interior do Estado. A entrega da frota ocorreu na Arena da Amazônia, zona Centro-Sul de Manaus.

Na solenidade, Wilson Lima também repassou à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) dois equipamentos doados pela empresa israelense Cellebrite e a The Exodus Road, Organização Não Governamental especializada no combate ao tráfico de pessoas, pedofilia e exploração sexual. Os equipamentos serão utilizados na extração de dados de aparelhos celulares para a elucidação de crimes, sobretudo no combate ao tráfico humano.

PUBLICIDADE

Segundo o governador, veículos mais modernos irão contribuir para aprimorar ainda mais a segurança pública e dar dignidade aos policiais que estão na linha de frente do combate à criminalidade.

As viaturas serão destinadas aos municípios de Boca do Acre, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, Juruá, Carauauri, Envira, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Maués, Tabatinga, Tefé, Coari, Pauini e Urucurituba.

Equipamentos

Os equipamentos que serão utilizados na extração de dados em aparelhos celulares serão repassados para a Polícia Civil do Amazonas. Os aparelhos, chamados de Cellebrite Premium, estão avaliados em cerca de R$ 200 mil cada. Eles foram doados pela empresa israelense Cellebrite. Representantes da empresa e da Organização Não Governamental (ONG) internacional The Exodus Road cumprem visita institucional à capital do Amazonas.

A ferramenta da Cellebrite tem a capacidade de desbloquear aparelhos celulares e acessar mensagens e outros dados apagados de dispositivos Android e iPhone (iOS). Inclusive, já foi utilizado em outros Estados brasileiros e no exterior, sendo essencial na elucidação de casos como o do menino Henry Borel, no Rio de Janeiro, e durante as investigações da Operação Lava Jato.                        

No dia 30 de julho, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, em parceria com a The Exodus Road, a Polícia Civil do Amazonas, por meio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD), iniciou a preparação e capacitação de policiais por meio de um curso virtual para combater o tráfico humano, seja ele com a finalidade de exploração sexual ou comercial, e outros crimes desta natureza ocorridos no Amazonas.

O treinamento atende a um termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e a ONG, que trabalha no combate a esses crimes.

The Exodus Road

A ONG trabalha com a missão de ajudar a segurança pública a deter traficantes que usam força, fraude ou coerção para controlar as vítimas com o propósito de utilizá-las para trabalho forçado ou serviços sexuais contra sua vontade.

Cellebrite Premium – É um programa para computador pensado para uso exclusivo por autoridades policiais. É utilizado para desbloquear os celulares e ir a fundo nas informações contidas nos aparelhos, chegando até a rastros de arquivos apagados.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.