Wilson Lima tira Rodrigo Tobias da Susam e Simone Papaiz, de SP, assume a pasta

MANAUS – Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta quarta-feira, 8, a troca de comando da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Com a decisão, sai Rodrigo Tobias e entra Simone de Oliveira Papaiz, ex-secretária de Saúde de cidades do interior paulista.

“Vamos tornar a saúde do Amazonas, uma saúde eficiente e de acolhimento. Queria deixar um enorme agradecimento e um conte comigo. Não será fácil, ‘fazer SUS’ é algo diário que você planeja e você pode fazer muito melhor. Venho para agregar a Susam, agregar conhecimento para que nós possamos fazer algo diferente”, disse Simone.

De acordo com Wilson Lima, lugar de secretário é dentro das unidades e não em gabinete. “É preciso esse entendimento para que possamos caminhar juntos”, afirmou o governador.

Rodrigo Tobias assumiu a Susam em março de 2019. Antes de assumir o cargo de secretário, Tobias dirigiu o Departamento de Atenção Básica (Dabe) da Susam. Naquela época ele chegou a afirmar que na sua gestão teria um olhar diferenciado para a Atenção Básica e que uma das marcas de sua gestão seria a aproximação com as instâncias de controle social, que para ele devem ser vistas como parceiras e não obstáculos para a promoção de políticas públicas na saúde.

Já a nova titular da Susam, Simone Papaiz, chegou a ser secretária municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, em São Paulo e, posteriormente, gerente de apoio técnico do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, na mesma cidade, além disto, também atuou como secretária de Saúde no município paulista de Bertioga. Ela possui formação pela Universidade Oswaldo Cruz e MBA em gestão hospitalar 9.0.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO