Zona Azul da COP30 passa ao controle total do Brasil após incêndio, diz ONU


Por: Adrisa De Góes

20 de novembro de 2025
Zona Azul da COP30 passa ao controle total do Brasil após incêndio, diz ONU
Momento em que incêndio atingia área da Zona Azul da COP30 (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) informou, nesta quinta-feira, 20, que o espaço da Zona Azul atingido pelo incêndio na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém (PA), deixou de estar sob responsabilidade direta da ONU e passou para a gestão integral do governo brasileiro. A decisão foi tomada após o chefe do Corpo de Bombeiros do Pará determinar a evacuação completa da área para realização de uma inspeção de segurança.

E-mail enviado pela ONU a participantes da COP30 (Reprodução/ONU)

Segundo a UNFCCC, a ordem de retirada partiu do comando dos bombeiros do País anfitrião, que agora conduz as verificações estruturais do local. A causa do incêndio ainda não foi estabelecida, mas informações preliminares de testemunhas afirmam que o fogo pode ter iniciado com um curto-circuito.

O fogo começou durante a tarde em um dos estandes da Blue Zone da COP30, área restrita onde ocorrem as negociações diplomáticas entre os Países. O incidente gerou correria, e toda a estrutura foi rapidamente esvaziada pela equipe de segurança do evento. Até o momento, não há registro de feridos, conforme informou a organização da conferência.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, declarou que a coordenação da COP avaliará quando as atividades poderão ser retomadas e se o acesso à Blue Zone será liberado ainda hoje ou somente na sexta-feira, 21.

Equipes da TV CENARIUM presentes na conferência relataram que jornalistas, delegações e demais participantes foram instruídos a deixar o espaço imediatamente após o início das chamas.

O ministro das Cidades, Jader Filho, que também estava no local, reforçou que o fogo foi controlado por agentes do Corpo de Bombeiros. Ele destacou que todos os materiais usados na construção da área seguem padrões antichamas. “Não tem ninguém ferido. Em alguns minutos teremos mais clareza sobre as causas. O procedimento padrão em eventos dessa dimensão é retirar todo mundo”, afirmou.

A coordenação da COP30 divulgou nota confirmando que as chamas foram contidas e que os pavilhões atingidos permanecem sob monitoramento contínuo das equipes de segurança para garantir a manutenção das operações e a proteção dos participantes.

Em comunicado posterior, a UNFCCC reiterou que, após a evacuação e a atuação dos bombeiros, o espaço deixa oficialmente de integrar a Zona Azul sob responsabilidade da ONU. “As instalações agora estão sob a autoridade do País anfitrião e não são mais consideradas uma Zona Azul”, informou a entidade.

Leia mais: Veja momento em que fogo inicia na Zona Azul da COP30

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.