Zona de exportação tem autorização para funcionamento em Mato Grosso


25 de março de 2024
Zona de exportação tem autorização para funcionamento em Mato Grosso
Evento de assinatura de ZPE em Mato Grosso (Reprodução/Prefeitura de Cáceres)

Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) — A Receita Federal autorizou o funcionamento da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso, no município de Cáceres (a 220 quilômetros distantes de Cuiabá), na última semana. O ato de autorização de alfandegamento foi assinado no Palácio Paiaguás, sede do Governo Estadual na capital mato-grossense.

Na cerimônia de assinatura, estiveram presentes autoridades do município e do governo estadual, além de empresários chineses. O projeto de implantação da ZPE de Cáceres levou 30 anos até a finalização da obra, no começo deste ano. O investimento para a construção foi na ordem de 16 bilhões, segundo o Estado.

A ZPE é uma área de livre comércio com o exterior destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no mercado internacional. As empresas que estabelecem operações na ZPE desfrutam de tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciados.

ZPE de Cáceres será a terceira em funcionamento no Brasil (Reprodução/Prefeitura de Cáceres)

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), também esteve presente no evento de assinatura e disse que o momento representa um ato histórico e significativo para a cidade e para o estado de Mato Grosso. Ela relatou que uma delegação chinesa já realizou uma visita ao local já este mês.

Em Cáceres, a ZPE será gerida pela AZPEC Administradora. Segundo o presidente na empresa, Adilson Reis, a partir da assinatura do acordo, as empresas interessadas já podem solicitar o cadastramento.

O presidente da administradora destaca que atualmente quatro empresas estão com protocolos submetidos ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). As empresas são: New Glance Ingredientes Nutricionais, Chicken Tech, ECORF Brasil e Floresteca.

A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres é a terceira do Brasil, abrangendo uma área de cerca de 240 hectares. O projeto foi subdividido em cinco módulos, designados como áreas destinadas à instalação das empresas, além da área administrativa.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.