Advogado suspeito de tentativa de estupro acumula polêmicas no AM


Por: Ana Pastana

15 de abril de 2025
Advogado suspeito de tentativa de estupro acumula polêmicas no AM
Raione Cabral Queiroz foi preso suspeito de estuprar uma mulher de 20 anos (Composição de Lucas Oliveira/CENARIUM)

MANAUS (AM) – O advogado Raione Cabral Queiroz, preso no domingo, 13, no município de Coari (AM), suspeito de tentar estuprar uma cliente de 20 anos de idade, foi candidato a prefeito do município e preso pela Polícia Federal (PF) durante a campanha eleitoral de 2024, após jogar dinheiro para população na praça central da cidade. Ele também já foi detido após insultar, injuriar e caluniar um juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

O histórico de polêmicas envolvendo o nome do advogado não se resume a prisões, ele foi responsável pela ação que culminou na cassação do mandato do então prefeito de Coari, Adail Filho (Republicanos), agora, deputado federal pelo Amazonas.

Em outubro de 2020, ainda estudante do curso de Direito, Raione foi à Justiça Eleitoral pedir a impugnação da então candidatura de Adail Filho, candidato à reeleição na época. Na justificativa, o advogado afirmou que, se fosse reeleito, Adail exerceria o terceiro mandato consecutivo dentro do mesmo núcleo familiar, estabelecendo uma espécie “reinado”, considerando que o pai, Adail Pinheiro, também já havia cumprido mandato.

Adail Filho foi eleito nas eleições municipais de 2020, mas não chegou a assumir o cargo de prefeito. O TRE-AM entendeu que o político estaria indo para um terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar. A decisão proferida pelo ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, na época, a imediata realização de novas eleições majoritárias em Coari.

Adail Filho e o pai, Adail Pinheiro (Divulgação)

Três anos depois, como candidato à Prefeitura de Coari, Raione foi preso pela PF em outubro de 2024, após jogar dinheiro para população na praça Getúlio Vargas, na região central da cidade. Vídeos que circularam nas redes sociai,s na ocasião, mostravam o local lotado de pessoas. Não há informação da quantia distribuída. Ao longo do pleito, ele renunciou para apoiar o então candidato do PMB, Harbem Avelar.

De acordo com o repórter José Raimundo, mais conhecido como “Zé Real”, que também estava envolvido na chuva de dinheiro junto com Raione, a ação foi um estratégia após ele se infiltrar na campanha do então candidato a prefeito de Coari, Adail Pinheiro, eleito para assumir o cargo. “Nós vamos jogar pra vocês o dinheiro, o dinheiro é do povo de Coari“, avisou momentos antes de executar o plano.

Leia mais: Saiba o que está por trás do dinheiro jogado à população em Coari

Em novembro de 2024, uma sessão do TRE-AM precisou ser interrompida após o advogado insultar, injuriar e caluniar o juiz Cássios André Borges dos Santos. Por ordem do presidente da Corte Eleitoral, desembargador João Simões, Raione foi detido e encaminhado à sede da Superintendência da PF em Manaus.

Antes da sessão, ele liderou um protesto nas proximidades da sede do TRE-AM, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Utilizando um carro de som, ele criticou a aprovação da candidatura de Adail Pinheiro (Republicanos), ex-prefeito cassado, investigado por suspeita de envolvimento de corrupção, e reivindicou a realização de novas eleições no município. Adail venceu as eleições municipais sendo eleito prefeito de Coari para os próximos quatro anos.

Novas acusações

Nesse domingo, 13, Raione foi preso suspeito de tentar estuprar uma cliente de 20 anos, em Coari. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça após pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e cumprida por policiais civis da delegacia do município. Na ocasião também foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

De acordo com o titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari, delegado José Barradas Jr., o advogado se aproveitou da condição profissional para cometer o abuso contra a jovem. Além do crime de abuso sexual, ele é investigado pelo crime de tergiversação.

O companheiro da vítima praticou um crime de roubo de um celular em que a vítima do roubo desse celular era a mãe do advogado Raione Cabral. A partir daí a companheira precisou de uma assistência jurídica, precisou contratar um advogado e procurou o escritório do Dr. Raione Cabral”, conta o delegado.

Barradas Jr. continua: “Às 18h [daquele dia], Raione Cabral sai do seu escritório e vai até a residência da vítima, procurou ela e disse que aceitava a defesa dele [do companheiro]. Ele solicitou que ela fosse com ele até o carro e até o escritório para mais detalhes da assistência jurídica e, durante o caminho, ele ficou fazendo ronda na cidade. Durante o trajeto, ele fez um movimento brusco e tentou, nesse momento, entrar em um motel. Nesse exato momento, ele tentou abusar dela“.

O delegado afirmou que a vítima procurou a delegacia da região e registrou o caso. A prisão preventiva foi decretada após o advogado tentar interferir nas investigações, segundo Barradas. “Ele tenta a todo custo atrapalhar as investigações. Ele ameaça a vítima, ele ataca a autoridade policial através das redes sociais”, declarou.

Segundo a autoridade policial e pesquisa feita pela reportagem, o advogado responde a pelo menos 13 processos criminais na Justiça do Amazonas.

Processos que constam no nome de Raione Cabral (Reprodução/Projudi/TJAM)
OAB-AM

A CENARIUM procurou a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) para solicitar o posicionamento da instituição, que informou que “a Comissão de Prerrogativas está apurando o caso”. Leia nota a seguir.

A OAB-AM informa que está acompanhando com a máxima atenção o caso envolvendo o advogado Raione Cabral Queiroz, suspeito de tentativa de estupro contra uma cliente durante atendimento profissional. A Comissão de Prerrogativas e Valorização da Advocacia segue acompanhando o caso. O presidente da Seccional, Jean Cleuter Mendonça, determinou prioridade no acompanhamento e cobrou celeridade na apuração dos fatos, reiterando o compromisso da instituição com a verdade, com a justiça e com a proteção da sociedade“.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.