Agência Pública oferece bolsas de R$ 7.500 para repórteres e comunicadores indígenas de todo o País
23 de novembro de 2022

Da Revista Cenarium*
MANAUS — A 15ª edição do programa de microbolsas da Agência Pública será voltada exclusivamente a repórteres e comunicadores indígenas de todo o Brasil.
Serão oferecidas cinco bolsas de R$ 7.500 para a produção das reportagens, além de mentoria. Inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro de 2023, por meio de formulário.

Os projetos apresentados por comunicadores indígenas, graduados ou não, também poderão pleitear apoios adicionais, incluindo auxílio para a conexão de internet.
Os valores serão distribuídos de acordo com a demanda de cada proposta e a disponibilidade de fundos, a partir de avaliação da comissão organizadora.
De acordo com o edital, as propostas de reportagem inscritas podem ter um ou mais autores, que deverão ser devidamente identificados.
A comissão julgadora levará em conta critérios como a consistência na pré-apuração da matéria, a originalidade, relevância e qualidade da pauta jornalística apresentada, o currículo do comunicador, e a segurança e viabilidade da investigação.
A Agência Pública irá convocar os autores das melhores propostas para uma entrevista por telefone, e os vencedores serão anunciados a partir de 1º de março de 2023, pelo site da Pública.
O objetivo da agência é explorar pautas que abordem as diferentes ameaças que afligem os povos indígenas e suas terras, como invasões aos territórios, roubos, mortes e destruição do patrimônio natural. A edição das matérias será feita pela Pública.
Serviço
Informações e dúvidas: microbolsas.indigenas@apublica.org ou pelo WhatsApp 11-94548-9244