Agência Pública oferece bolsas de R$ 7.500 para repórteres e comunicadores indígenas de todo o País

O caráter da normativa é provisório, enquanto não é celebrado acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para tratar do mesmo assunto (Lalo de Almeida/Folhapress)
Da Revista Cenarium*

MANAUS — A 15ª edição do programa de microbolsas da Agência Pública será voltada exclusivamente a repórteres e comunicadores indígenas de todo o Brasil.

Serão oferecidas cinco bolsas de R$ 7.500 para a produção das reportagens, além de mentoria. Inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro de 2023, por meio de formulário.

Indigenas Waimiri-Atroari participam de cerimonia na aldeia Mynawa na Terra Indigena Waimiri-Atroari durante encontro para discutir questões relativas à ameaça ao território e os impactos do Marco Temporal
Indigenas Waimiri-Atroari participam de cerimonia na aldeia Mynawa na Terra Indigena Waimiri-Atroari durante encontro para discutir questões relativas à ameaça ao território e os impactos do Marco Temporal – Lalo de Almeida/ Folhapress

Os projetos apresentados por comunicadores indígenas, graduados ou não, também poderão pleitear apoios adicionais, incluindo auxílio para a conexão de internet.

PUBLICIDADE

Os valores serão distribuídos de acordo com a demanda de cada proposta e a disponibilidade de fundos, a partir de avaliação da comissão organizadora.

De acordo com o edital, as propostas de reportagem inscritas podem ter um ou mais autores, que deverão ser devidamente identificados.

A comissão julgadora levará em conta critérios como a consistência na pré-apuração da matéria, a originalidade, relevância e qualidade da pauta jornalística apresentada, o currículo do comunicador, e a segurança e viabilidade da investigação.

A Agência Pública irá convocar os autores das melhores propostas para uma entrevista por telefone, e os vencedores serão anunciados a partir de 1º de março de 2023, pelo site da Pública.

O objetivo da agência é explorar pautas que abordem as diferentes ameaças que afligem os povos indígenas e suas terras, como invasões aos territórios, roubos, mortes e destruição do patrimônio natural. A edição das matérias será feita pela Pública.


Serviço

Informações e dúvidas: [email protected] ou pelo WhatsApp 11-94548-9244

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.