Alerta de cheia aponta que nível do rio Negro em Manaus deve atingir 29,45 metros


31 de março de 2021
Alerta de cheia aponta que nível do rio Negro em Manaus deve atingir 29,45 metros
O número é 40 centímetros maior que do que a estimativa sobre a cheia apresentada em março deste ano (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou, nesta quarta-feira, 31, o primeiro alerta de cheia do rio Negro em Manaus. A estimativa feita pelo CPRM aponta que o nível do rio que banha a capital amazonense pode alcançar 29,45 em 2021. Além da previsão para Manaus, este ano o CPRM divulgou alerta para os municípios de Itacoatiara e Manacapuru.

Nesta quarta-feira, 31, o nível do Rio Negro na régua que mede diariamente o comportamento das águas está em 27,28 metros. Por conta das fortes chuvas nas bacias do Negro e do Solimões em janeiro e fevereiro, o rio está no nível acima do esperado.

As dez maiores cheias do rio Negro desde quando o estudo iniciou em 1903 (Guilherme Oliveira/Revista Cenarium)

Segundo a pesquisadora em geociências, Luna Grip Simões Alves, a probabilidade de o rio Negro atingir a cota recorde de 2012 é bem pequena, de apenas 17%. Em 2012, o nível do rio atingiu 29,97 metros, mas Luna chama atenção para o comportamento das chuvas nas bacias dos rios Negro e Solimões.

“A probabilidade que nós usamos, por meio dos prognósticos divulgados é que o nível do rio Negro alcance 17%, ou seja, não é uma probabilidade muito alta, mas ela existe. Por isso, não podemos relaxar nas medidas, pois o nível do rio irá atingir a cota de inundação e afetar as famílias que vivem em áreas próximas do rio Negro”, informou a pesquisadora.

Boletim Hidroclimático

Um dos principais fatores que afetam diretamente nas subidas das águas é as chuvas nas bacias dos rios. Por isso, o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Renato Cruz, apontou que as chuvas em janeiro e fevereiro ficaram acima da média afetando diretamente nas subidas dos rios Negro e Amazonas no início do ano.

“O primeiro trimestre deste ano mostrou basicamente que as bacias do rio Negro e do Branco [Amazonas], os principais formadores do rio Negro com chuvas acima da média e tem chovido bem mais do que deveria estar chovendo. Já a bacia do Juruá, alto Juruá e Japurá também tiveram chuvas acima do esperado para esse período. O que influencia bastante na cheia dos rios”, destacou Renato.

Outro fator que explica o nível de chuva acima da média é que as bacias dos rios estão sendo afetadas diretamente por conta do fenômeno La Niña – que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. O que causa ainda mais chuvas na região.  

Manacapuru

Este ano, o nível do rio Solimões deve atingir a cota de inundação severa na cidade de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus). A previsão é que o rio atinja o nível de 20,20 metros, a probabilidade de confiança é de 90%. A cidade enfrentou uma cheia recorde em 2015, quando o nível alcançou 20,78 metros, a estimativa que alcance essa marca é de apenas 17%.

Itacoatiara

Já em Itacoatiara, o nível do rio Amazonas poderá alcançar a cota de 14,90 metros. Nesta quarta-feira, o nível está em 13,47 metros. Itacoatiara registrou a cheia recorde em 2009, quando o nível do rio Amazonas atingiu 16,04 metros. A probalidade de atingir essa cota é bem pouca de apenas 10%.

O CPRM divulgou que o próximo alerta de cheia para os três municípios do Amazonas será realizado no dia 30 de abril.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.