Amazonas perde doutor Luiz Cláudio Dias, um dos grandes nomes da dermatologia no Estado

Dr. Luíz Cláudio realizou trabalho ímpar no campo da dermatologia e deixa um legado de respeito (Reprodução/Divulgação)

Por Inácia Caldas Puga – Especial para a Revista Cenarium

MANAUS – Morreu na madrugada deste sábado, 27, o médico dermatologista Luiz Cláudio Dias. O profissional estava internado no hospital Unimed Manaus, a causa da morte não foi revelada. O velório e o local do enterro estão restritos aos amigos e familiares.

Luiz Claúdio Dias nasceu no Recife, capital de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. Ainda jovem ingressou no curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Formado em dermatologia ele dedicou a vida ao combate à hanseníase no Estado.

PUBLICIDADE

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam), José Bernardes Sobrinho, lamentou a perda. “O médico era muito querido na sociedade amazonense e entre os seus pares da medicina, pela sua atuação em prol da saúde coletiva. Cuidava da saúde e do bem-estar da população”, recordou.

Atuação

José Bernandes relembrou também a atuação política de Luiz Cláudio junto à sociedade e em especial na luta dos médicos e médicas do Amazonas. “Ele foi nosso conselheiro por muitos anos e essa perda prematura deixará uma grande lacuna em nossa medicina”, declarou com tristeza.  

Luiz Cláudio atuou como médico dermatologista na Fundação Alfredo da Matta, na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entre outras instituições. “Luiz Cláudio Dias estava sempre à frente dos movimentos para atender as pessoas mais vulneráveis em nossa sociedade”, observou a também dermatologista Rossilene Cruz.

Segundo a médica, ele era muito dedicado como médico e enfrentava as adversidades para atender os que tinham mais dificuldades no acesso à saúde pública, levando atendimento digno aos indígenas e aos presidiários, por exemplo. “Ele também foi presidente da Fundação de Apoio às Ações de Hanseníase (Fundhans)”, completou.

Reconhecimento nacional e internacional

Para o médico dermatologista Helder Cavalcante, que foi presidente da Fundação Alfredo da Matta, o doutor Luiz Cláudio Dias era um grande dermatologista, que dedicou a vida ao combate à hanseníase no Amazonas.

“Ele foi reconhecido nacionalmente e internacionalmente pelo trabalho realizado pela Fundhans. Conhecia como ninguém as dificuldades do interior do Amazonas. Atuava com a Teleconsulta por meio da Telemedicina, ganhou prêmios internacionais e era uma pessoa simples, muito competente e admirado na Fundação Alfredo da Matta”, finalizou Helder Cavalcante.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.