Amazonense é selecionado para o Pan-Americanos de Luta Olímpica na Guatemala
Por: Jadson Lima
20 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – O atleta amazonense de Wrestling Murilo Diamante, de 13 anos, afirmou à CENARIUM, nessa quarta-feira, 19, que concilia os treinamentos do esporte com os estudos e agora espera para competir no Campeonato Pan-americanos de 2025. O adolescente que mora em Manaus garantiu vaga na competição internacional após vencer o Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling no último sábado, 15, em Niterói (RJ).
Murilo Diamante irá representar o Brasil na categoria U15 do Pan-americano, competindo com atletas de outros países que vão participar do campeonato internacional. O evento esportivo está previsto para ocorrer em maio na Cidade da Guatemala, capital do País de mesmo nome.
O interesse de Murilo pela modalidade surgiu quando a unidade de alto rendimento “Studio Masterfrigo” iniciou os treinamentos de Wrestling na academia onde ele já praticava Jiu-Jitsu, em Manaus, há cerca de seis meses. Os treinos começaram há nove anos, e o atleta se destacou na luta livre. “Comecei no esporte aos 4 anos e o interesse pelo Wrestling surgiu quando a Masterfrigo disponibilizou a modalidade. Passei a treinar e me destaquei”, contou.

Atualmente, Murilo treina Wrestling duas vezes por semana, às terças-feiras e quintas-feiras. Nesses dias, por ter dois treinamentos – de Jiu-Jitsu e Wrestling -, ele começa às 13h até às 20h. Nos outros dias, os treinamentos ocorrem de 15h às 20h. Além dos treinamentos, o atleta explicou que reserva um tempo para aquecimento.
“Eu estudo de manhã [em uma escola localizada no bairro Japiim]. Minha rotina de treino, de terça e quinta-feira, começa às 13h fazendo preparação física. Na, segunda, quarta e sexta, começa às 15h, que acontece das três às 20h. Minha prioridade é o estudo, mas eu consigo conciliar o estudo com os treinos”, declarou o atleta.
Vitória em competição
Durante o campeonato brasileiro, realizado no último sábado, 15, o atleta amazonense garantiu vitória em três lutas consecutivas. Duas delas foram vencidas por superioridade técnica, e na última, ele utilizou a técnica “touch”. Após a classificação para o campeonato internacional, Murilo manifestou gratidão ao treinador dele, identificado como Anderson Alves e à família, que classificou como combustível.
“Estou muito feliz de ter sido campeão brasileiro de wrestling. Confesso que fiquei um pouco nervoso antes da luta, mas fui superior aos meus adversários. Com o apoio do meu professor Anderson Alves e meus amigos de treino, consegui chegar até aqui. Sou imensamente grato à minha família, que é meu combustível. Essa foi minha estreia na modalidade, e estou muito feliz com meu resultado”, disse Murilo.