Atletas do AM podem acumular quatro pódios em competições nacionais e internacionais

Atletas do Amazonas disputam competições nacionais e internacionais (Divulgação/FME/Sedel)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – O time de atletas do Amazonas tem alcançado os lugares mais altos do pódio em competições fora do Estado. No último final de semana, esportistas da luta olímpica e da natação ganharam medalha de ouro em campeonatos brasileiros, em Brasília (DF) e em Fortaleza (CE).

Promessa no esporte amazonense para o atual ciclo olímpico, a lutadora Sabrina Gama, 23, garantiu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior de Wrestling 2023, na categoria até 53 kg sênior. O termo inglês wrestling dá nome ao torneio de luta olímpica, nos estilo greco-romano e livre.

Com o êxito alcançado na competição, a jovem passou a ocupar a primeira colocação no ranking nacional da modalidade esportiva, na disputa de seleção pré-olímpica. O evento aconteceu no domingo, 11, na capital federal. A atleta participa do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, governo estadual.

PUBLICIDADE
A atleta de wrestling Sabrina Gama (Divulgação/Sedel)

“Estou feliz por mais uma conquista e agradeço ao apoio recebido pelo Governo do Amazonas, que vem trabalhando incansavelmente para que o esporte amazonense continue crescendo e trazendo bons resultados. Isso me alegra muito”, comentou a atleta, que faz parte da Seleção Brasileira.

Além de Sabrina, o atleta Helisson Bresson também subiu ao pódio no campeonato nacional de wrestling após vencer a categoria 57 kg. Outros atletas do Amazonas também foram destaque: Viviane de Almeida – 2º lugar (57kg sênior); Kenedy Pedrosa – 2º lugar (67kg sênior); Ketellen Fernandes e Layane Miranda – 5º lugar (50kg e 62kg)

Campeã em águas abertas

A amazonense Angelynne Victória, 13, sagrou-se campeã nas provas de cinco e dez quilômetros, na categoria Infantil I, durante a quarta etapa do 28º Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas. O evento foi realizado na praia de Iracema, na capital cearense.

A atleta de natação Angelynne Victória (Divulgação/FME)

No sábado, 10, Angelynne foi campeã brasileira na prova de dez quilômetros com o tempo de 2h 46min e 9 seg. Já no domingo, 11, ela venceu a prova de cinco quilômetros com o tempo de 1h 20min e 24seg. Nos dias 26 e 27 de julho, a atleta embarca para Brasília, para disputar a quinta etapa do campeonato

“Muito obrigada pelo apoio Prefeitura de Manaus, Fundação Manaus Esporte, representada pelo projeto Manaus Olímpica. Ter vocês conosco foi essencial para chegarmos até aqui e conseguirmos o lugar mais alto do pódio. Essa conquista é nossa, gratidão”, comemorou a jovem.

Nadando rumo ao primeiro lugar

A nadadora do Amazonas Pietra Menezes, 12, disputa em Bauru (SP) o Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno, que acontece de 12 a 17 de junho. A atleta que ocupa o 2° lugar no ranking do Brasil, na categoria infantil.

Bicampeã Norte/Nordeste nos 50 metros livres, a jovem busca superar os próprios recordes. Na última competição em que participou, na Copa Amazonas de Natação, realizada em maio deste ano, Pietra foi campeã nas provas de 100 e 50 metros livres, na categoria absoluta.

A atleta de natação Pietra Menezes (Divulgação/Sedel)

“Esse campeonato vai ser muito desafiador, vou competir no frio, mas minhas expectativas são altas. Meu maior objetivo nessa competição é me manter no topo do ranking brasileiro na minha categoria no nado 50 metros livres”, disse a nadadora.

Atualmente, na categoria infantil, ela detém o segundo melhor tempo do Brasil e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do projeto Voo Campeão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Do Amazonas para a Costa Rica

Em busca do título internacional no Open Championships de Taekwondo, o amazonense João Vitor Ferreira, 19, embarcou para a cidade de Heredia, na Costa Rica, nesta terça-feira, 13, disputa internacional que reúne os melhores lutadores da modalidade.

Ainda na infância, aos nove anos de idade, ele conheceu o taekwondo em um projeto social. E, hoje, acumula vários títulos, entre eles o de 2º lugar no Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo; Campeão Regional Norte; Medalha de Bronze no Chile Open G2, além de ser sete vezes campeão amazonense.

O atleta de Taekwondo João Vitor Ferreira (Divulgação/Sedel)

“O apoio do Governo do Amazonas está me proporcionando ir para o campeonato em Costa Rica. E esse incentivo me faz querer chegar rumo aos meus objetivos, que é participar de um mundial ou até mesmo uma edição de Olimpíadas”, comentou João Vitor, contemplado com passagens aéreas do Voo Campeão.

A 15ª edição Open Championships de Taekwondo é organizada pela Federação Costariquense de Taekwondo e acontece dos dias 15 a 18 de junho. O evento vai reunir atletas de países como Estados Unidos, Chile, Porto Rico e Guatemala.

(*) Com informações de assessorias
Leia mais: Nova geração da ginástica amazonense sonha com futuro na Seleção Brasileira
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.