Federação avalia atletas de base e iniciantes em competição de ginástica no AM

Ginasta em apresentação no solo, no Torneio de Abertura de Ginástica Artística 2023 (Adrisa De Góes/Revista Cenarium)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Atletas da categoria de base e iniciantes na ginástica artística do Amazonas participam, neste sábado, 13, do “Torneio de Abertura de Ginástica Artística 2023” realizado pela Federação Amazonense de Ginástica (FAG). A competição avalia ginastas de 8 a 15 anos, no Centro de Ginástica do Amazonas “Bianca Maia Mendonça”, na Vila Olímpica, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

A presidenta da FAG, Artemis Soares, afirma que o momento significa o coroamento do trabalho da instituição, no investimento em árbitros, técnicos, estagiários e nas ginastas assistidas pela federação. Ela ressalta, ainda, que o alinhamento deste conjunto é necessário para que a modalidade tenha êxito e destaque no Estado, em conformidade com as normas da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

“As provas são determinadas pela CBG para o ano todo e, às vezes, para o ciclo olímpico, visando as olimpíadas. Então, todos os Estados seguem esse regulamento, porque as ginastas estaduais vão para as competições nacionais, para as seletivas. Por isso, elas têm que estar trabalhando os aparelhos que serão disputados nos mundiais e nas olimpíadas”, explica a presidenta à REVISTA CENARIUM.

PUBLICIDADE
Ginastas da categoria pré-infantil e infantil, na competição de ginástica artística, neste sábado, 13 (Adrisa De Góes/Revista Cenarium)

Cerca de 70 atletas de diversos clubes da capital participam, das 9h às 18h, das apresentações, dividas pelo regulamento, em níveis pré-infantil, infantil e juvenil. Os participantes são avaliados por um corpo de juízes, nos aparelhos trave, paralelas assimétricas, salto e solo, além da barra fixa, para participantes masculinos.

Níveis

Ainda de acordo com a presidenta da FAG, o torneio vai avaliar o nível dos atletas para competirem, futuramente, em torneios nacionais, e segue o mesmo regulamento da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Técnico de um dos clubes participantes da competição, André Rocha vê campeonatos locais como uma importante preparação de futuros talentos do esporte. “É fundamental que elas [competidoras] participem para que, futuramente, possam chegar com movimentos mais limpos e acrobáticos, cada vez mais bem executados em outras competições”, ressaltou o técnico.

Incentivo

A atleta Gabriela Silva Monteiro, 8, foi uma das participantes do torneio e competiu nas modalidades salto e solo, na categoria pré-infantil, na manhã deste sábado. Experiente nos campeonatos, há quatro anos ela foi inserida pelos pais na modalidade esportiva.

“Tudo começou por incentivo nosso. Na escola, ela sempre fez balé e a gente sempre incentivou. Ela sempre gostou de esportes e a gente conheceu o professor dela na modalidade, e trouxemos ela e, até hoje, ela está aí. Tem uns quatro anos que ela pratica e já tem bastante técnica. O esporte foi muito bom para o desenvolvimento dela”, conta a mãe da atleta, a doméstica Sara Silva Monteiro.

Competições

As disputas acontecem em rodízios, sendo das 9h às 11h, atletas de nível base, feminino, aparelhos de salto e solo. Das 14h às 18h competem esportistas de nível iniciante, de ambos os sexos, nos aparelhos trave, paralelas, salto e solo, além da barra fixa, no caso de participantes masculinos. As categorias são divididas em pré-infantil, infantil e juvenil.

De acordo com o regulamento da competição, os três primeiros colocados de cada nível receberão medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a colocação individual. Será feita a pontuação de cada categoria. A somatória dos pontos, em cada categoria, definirá o campeão geral por equipe, o vice-campeão e o terceiro lugar da competição.

Modalidade

A presidente da FAG explica que os pais ou responsáveis interessados em matricular os filhos para iniciarem na modalidade esportiva devem se dirigir à sede da federação, nas instalações do Centro de Ginástica do Amazonas, ou ainda entrar em contato, por meio do número (92) 98244-4042. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.