Torneio abre competições de ginástica artística em Manaus neste sábado, 13

Atleta durante movimento na ginástica artística (Reprodução/Mazola Rímoli)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Cerca de 70 ginastas vão participar do “Torneio de Abertura de Ginástica Artística 2023” realizado pela Federação Amazonense de Ginástica (FAG), nesse sábado, 13, no Centro de Ginástica do Amazonas “Bianca Maia Mendonça”, localizado na Vila Olímpica, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. A programação dá início ao calendário de competições da modalidade esportiva no Estado.

O evento, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), é voltado para crianças e adolescentes. De acordo com a presidente da FAG, Artemis Soares, o objetivo da competição é incentivar a prática da ginástica artística, além de aumentar o número de atletas no esporte.

Fachada do Centro de Ginástica do Amazonas, lugar das competições do sábado (Divulgação/Governo do Amazonas)

“O início do ano competitivo é uma amostra de quantas crianças temos em cada categoria e as modalidades que vão ser disputadas. É um momento de muita alegria, porque se trata de um torneio que reúne muitas crianças. Todo torneio é um momento de muito engraçamento entre técnicos, árbitros e ginastas e é uma disparada para o início do ano competitivo”, destacou Soares à REVISTA CENARIUM.

PUBLICIDADE

Níveis

Ainda de acordo com a presidenta da FAG, o torneio vai avaliar o nível dos atletas para competirem, futuramente, em torneios nacionais e segue o mesmo regulamento da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

A escritora Artemis Soares com seu livro ‘Ginástica Rítmica – em busca de novos talentos’ (Divulgação)

Técnico de um dos clubes participantes da competição, André Rocha vê campeonatos locais como uma importante preparação de futuros talentos do esporte, no Amazonas, além de servir de base também para os treinadores dos atletas.

“É fundamental que elas [competidoras] participem para que, futuramente, possam chegar com movimentos mais limpos e acrobáticos cada vez mais bem executados em outras competições”, ressaltou o técnico.

Atletas mirins no Centro de Ginástica do Amazonas (Divulgação/Governo do Amazonas)

Competições

As disputas acontecem em rodízios, sendo das 9h às 11h, atletas de nível base, feminino, em aparelhos de salto e solo. Das 14h às 18h competem esportistas de nível iniciante, de ambos os sexos, nos aparelhos trave, paralelas, salto e solo, além da barra fixa, no caso de participantes masculinos. As categorias são divididas em pré-infantil, infantil e juvenil.

De acordo com o regulamento da competição, os três primeiros colocados de cada nível receberão medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a colocação individual. Será feita a pontuação de cada categoria. A somatória dos pontos, em cada categoria, definirá o campeão geral por equipe, o vice-campeão e o terceiro lugar da competição.

Veja a programação completa:

Desenvolvido por EmbedPress

Desenvolvido por EmbedPress

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.