Nova geração da ginástica amazonense sonha com futuro na Seleção Brasileira

Ginastas de 6 a 12 anos treinam no Centro de Ginástica do Amazonas 'Bianca Maia Mendonça', em Manaus (Adrisa De Góes/Revista Cenarium)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Trinta atletas da ginástica, que possuem entre 6 e 12 anos, treinam diariamente no Centro de Ginástica do Amazonas “Bianca Maia Mendonça”, na Vila Olímpica, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. A nova geração do esporte no Amazonas é preparada para colocar o Estado, novamente, na Seleção Brasileira, assim como a ex-ginasta que dá nome ao espaço de treinamento.

Nas modalidades artística e rítmica, as crianças e adolescentes são moldadas de acordo com as normas da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), numa estrutura capaz de sediar competições nacionais e internacionais, além de receber atletas de outros Estados para os treinos. Além disso, os técnicos que se dedicam à preparação de atletas também buscam o aperfeiçoamento constante.

A técnica e coreógrafa do Art’s Gym Club, academia filiada à Federação Amazonense de Ginástica (FAG), Vitória Aguilero, afirma que o esporte no Amazonas aponta para uma crescente. À REVISTA CENARIUM, ela disse que sonha em ver novos talentos nos passos de Bianca Maia, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e medalha de bronze na Copa do Mundo de Ginástica, na Bielorrússia, em 2013.

PUBLICIDADE
Ginasta durante aquecimento no solo (Adrisa De Góes/Revista Cenarium)

“A gente está numa constância. O esporte está crescendo no Amazonas. A maioria das crianças que praticam, aqui, hoje, ainda estão abaixo do nível que a seleção recruta. Entretanto, se a gente continuar assim, com a capacitação dos técnicos, com o aperfeiçoamento das ginastas, daqui a alguns anos, nós vamos ter atletas de Manaus na Seleção Brasileira, novamente”, ressaltou.

Fortalecimento do esporte no Estado

A CBG incentiva as atletas do Amazonas por meio do projeto “Loterias Caixa”. Além disso, o Centro Bianca Maia também recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Para o técnico do Art’s Gym Club André Rocha, a massificação da ginástica, o fomento ao esporte, a inclusão social, além da capacitação profissional de professores e estagiários, são fundamentais para elevar o nível da ginástica amazonense.

O técnico André Rocha durante orientação à ginasta no aparelho barras assimétricas (Adrisa De Góes/Revista Cenarium)

“Hoje, a gente tem uma estrutura olímpica, temos condições de ter ginastas que representem não só o Estado do Amazonas, como o Brasil, em uma futura olimpíada e, também, em competições nacionais e internacionais”, disse à CENARIUM.

Inscrições para novos talentos

Novos atletas, que ainda vão iniciar na ginástica, devem procurar os clubes filiados à FAG, para começarem na categoria de base, processo de formação no qual ginastas são treinados conforme o nível de maturidade e habilidades. Uma dessas academias é a Art’s Gym Club, que prepara os alunos no Ginásio Luciano Soares de Souza, na rua Amapá, Conjunto Eldorado, Zona Centro-Sul de Manaus.

O clube está com inscrições abertas para receber alunos para a prática da ginástica artística e ginástica rítmica voltadas para crianças de 6 a 9 anos. Para mais informações, os pais ou responsáveis interessados devem entrar em contato com o número (92) 98618-5712 em horário comercial.

Sobre o clube

O Art’s Club é uma organização sem fins lucrativos que trabalha no propósito das mudanças sociais por meio da prática do esporte. Em menos de dois anos de existência, o Art’s Club conta com cerca de 50 atletas que despontam para bons resultados no Amazonas e fora do Estado.

O clube possui como principal objetivo o desenvolvimento de atividades que incentivem a prática desportiva por meio da ginástica, em Manaus, com vistas à formação esportiva e cidadã por meio das modalidades. As atividades desenvolvidas contemplam ações de participação em festivais e eventos específicos da modalidade esportiva, assim como em competições oficiais realizadas pela FAG e pela CBG.

Leia mais: Federação avalia atletas de base e iniciantes em competição de ginástica no AM
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.