Amazonino Mendes anuncia filiação ao Cidadania, partido que fará federação com o PSDB


29 de março de 2022
Amazonino Mendes anuncia filiação ao Cidadania, partido que fará federação com o PSDB
Anúncio foi feito em uma rede social na tarde desta terça-feira (Reprodução/Internet)

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – O ex-governador, ex-prefeito de Manaus e pré-candidato a governador do Amazonas, Amazonino Mendes, anunciou na tarde desta terça-feira, 29, a sua filiação ao partido Cidadania, o mesmo que fará federação com o PSDB.

O político de 82 anos fez o anúncio por meio de uma rede social e disse que está se filiando ao partido, hoje. “Quando o povo quer, não há força que nos faça parar de lutar!! Dias melhores virão!”, disse Amazonino.

Mendes tentará ser governador do Estado do Amazonas pela 5ª vez. Já foi prefeito de Manaus em três ocasiões e senador pelo Amazonas. Amazonino é também advogado e empresário da Construção Civil.

Revés

Como a REVISTA CENARIUM noticiou na última segunda-feira, 28, Amazonino Mendes (Sem partido) perdeu a possibilidade de se filiar a um partido para concorrer nas próximas eleições. O que se falava nos bastidores da política amazonense é que ele teria tido uma reunião com a cúpula do Partido Progressistas (PP), no Estado, no sábado, 26, mas nesse domingo, 27, a alta cúpula do partido anunciou apoio ao governador Wilson Lima (União Brasil), que tentará a reeleição.

O partido pelo qual Amazonino Mendes concorreria nas eleições de outubro, este ano, até recentemente, era o União Brasil, fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). Mas a filiação de Wilson Lima ao novo partido anulou completamente essa possibilidade.

Em uma publicação no Instagram, ao lado do deputado estadual e secretário-geral da sigla, no Amazonas, Belarmino Lins, que se aposentará após oito mandados ocupando uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o filho dele e pré-candidato a deputado estadual George Lins confirmou apoio ao chefe do Executivo do Amazonas.

Segunda tentativa

Amazonino tentará pela segunda vez seguida voltar a cadeira de governo do Estado nas eleições deste ano. Nas eleições que o tornaram governador do Estado do Amazonas, no primeiro turno, Wilson Lima obteve 33,75%, com 596.556 votos, quando ainda estava no PSC, e Amazonino Mendes, que estava filiado ao PDT, recebeu 578.383 votos, somando 32,72%. Coadjuvante na disputa, o atual prefeito de Manaus, David Almeida, ficou em 3º lugar com 23,60% dos votos.

A vitória de Wilson veio no segundo turno. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que Wilson teve mais de 1 milhão dos votos válidos, frustrando o sonho de Mendes para um quinto mandato. Wilson Lima recebeu 1.033.950 votos sendo 58,50% contra 41,50%.

Apoio

Após o anúncio da filiação, Amazonino publicou uma foto ao lado do vereador de Manaus Amom Mandel (Sem Partido) e disse que Amom é seu lado jovem, “Caminhando juntos!”, concluiu. Nos comentários, internautas levantaram que o vereador poderia vir a compor a chapa, junto a Amazonino, como seu vice.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.