Amazonino pede na Justiça acesso aos dados do Ipec, após aparecer seis pontos atrás de Wilson Lima em pesquisa
26 de agosto de 2022

Com informações do Portal Amazônia Plural
MANAUS – Após aparecer seis pontos atrás do governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União), na corrida pela cadeira de chefe do Executivo Estadual, Amazonino Mendes, que disputa a vaga pelo Cidadania, solicitou à Justiça Eleitoral, acesso aos dados da pesquisa realizada pelo Instituto Ipec, encomendada pela Rede Amazônica.
Veja também: Wilson Lima abre seis pontos de vantagem sobre Amazonino na disputa pelo Governo do AM, aponta Ipec
A pesquisa foi divulgada nesta semana. Na categoria “pesquisa espontânea”, Lima aparece com 25% e Mendes com 19%, o que, em tese, formaria o quadro eleitoral para o segundo turno das eleições. Na estimulada, eles estão empatados, com 30% cada um, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. Eduardo Braga, do MDB, aparece em terceiro, tanto na categoria espontânea, quanto na estimulada, com 15% e 16%, respectivamente.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número 06012/2022. Em decisão publicada nesta sexta-feira, 26, o desembargador eleitoral Ronnie Frank Torres Stone deferiu o pedido feito pela Federação PSDB/Cidadania, requerendo acesso aos dados internos da pesquisa, que também abordou a predileção do eleitorado para o Senado Federal.
Para conceder acesso aos dados, o desembargador tomou como base a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) N° 23.600/2019, artigo 13.
Ele prevê que “mediante requerimento à Justiça Eleitoral, o Ministério Público, os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão ter acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e das empresas que divulgarem pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos entrevistados (Lei N° 9.504/1997, art. 34, § 1°)”. O Ipec tem dois dias para encaminhar os dados de forma virtual.
A pesquisa Ipec entrevistou 800 pessoas, em 20 cidades do Amazonas, incluindo Manaus, entre os dias 21 e 23 deste mês. O nível de confiança é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela está registrada sob o protocolo N° BR-09878/2022.
A reportagem solicitou à assessoria do candidato Amazonino Mendes uma explicação sobre o motivo do pedido, mas não obteve retorno até a conclusão da matéria.