Amazonino pede na Justiça acesso aos dados do Ipec, após aparecer seis pontos atrás de Wilson Lima em pesquisa

Na "pesquisa espontânea", Lima aparece com 25% e Mendes com 19% (Reprodução/Rede Amazônica)
Com informações do Portal Amazônia Plural

MANAUS – Após aparecer seis pontos atrás do governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União), na corrida pela cadeira de chefe do Executivo Estadual, Amazonino Mendes, que disputa a vaga pelo Cidadania, solicitou à Justiça Eleitoral, acesso aos dados da pesquisa realizada pelo Instituto Ipec, encomendada pela Rede Amazônica.

Veja também: Wilson Lima abre seis pontos de vantagem sobre Amazonino na disputa pelo Governo do AM, aponta Ipec

A pesquisa foi divulgada nesta semana. Na categoria “pesquisa espontânea”, Lima aparece com 25% e Mendes com 19%, o que, em tese, formaria o quadro eleitoral para o segundo turno das eleições. Na estimulada, eles estão empatados, com 30% cada um, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. Eduardo Braga, do MDB, aparece em terceiro, tanto na categoria espontânea, quanto na estimulada, com 15% e 16%, respectivamente.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número 06012/2022. Em decisão publicada nesta sexta-feira, 26, o desembargador eleitoral Ronnie Frank Torres Stone deferiu o pedido feito pela Federação PSDB/Cidadania, requerendo acesso aos dados internos da pesquisa, que também abordou a predileção do eleitorado para o Senado Federal.

PUBLICIDADE

Para conceder acesso aos dados, o desembargador tomou como base a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) N° 23.600/2019, artigo 13.

Ele prevê que “mediante requerimento à Justiça Eleitoral, o Ministério Público, os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão ter acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e das empresas que divulgarem pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos entrevistados (Lei N° 9.504/1997, art. 34, § 1°)”. O Ipec tem dois dias para encaminhar os dados de forma virtual.

A pesquisa Ipec entrevistou 800 pessoas, em 20 cidades do Amazonas, incluindo Manaus, entre os dias 21 e 23 deste mês. O nível de confiança é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela está registrada sob o protocolo N° BR-09878/2022.

A reportagem solicitou à assessoria do candidato Amazonino Mendes uma explicação sobre o motivo do pedido, mas não obteve retorno até a conclusão da matéria.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.