Pesquisa eleitoral no AM: Braga ‘desidrata’; Wilson Lima cresce e empareda Amazonino Mendes

A pesquisa publicada nesta terça-feira, 8, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral e compreende um levantamento realizado no período de 23 de fevereiro a 4 de março (Isabelle Chaves/CENARIUM)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – De acordo com a plataforma de pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião, dentre os nomes cotados para assumir a gestão do Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (sem partido) e Wilson Lima (PSC) lideram as intenções de voto dos eleitores. Em contrapartida, a pesquisa mostra um recuo nos índices quando o nome é Eduardo Braga (MDB). A pesquisa publicada nesta terça-feira, 8, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral e compreende um levantamento realizado no período de 23 de fevereiro a 4 de março.

Com a pergunta “Se a eleição fosse hoje, você votaria em qual destes nomes? Amazonino Mendes, que em 27 de dezembro de 2021 apresentava 28,5% das intenções de voto, em 8 de março deste ano passou para 33,4%. O atual governador do Amazonas, Wilson Lima, não fica distante e de 17% apresentado em dezembro do ano passado saltou para 22,5% até os primeiros dias de março deste ano.

PUBLICIDADE
Pesquisa divulgada nesta terça-feira, 8 (Reprodução/ Perspectiva)

O senador Eduardo Braga caiu de 20,2% para 18,6% considerando o mesmo período. Logo após Eduardo, a pesquisa eleitoral aponta outros percentuais de candidatos como Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Carol Braz (PDT). Nicolau cai de 8,9 para 6,3%; entre os nomes citados pelos entrevistados o nome de Carol também sofre uma baixa saindo de 3,2% para 2,2%.

João Pedro (PDT) e Marcelo Amil (PSOL) constam somente nos primeiros dias do mês de março com 1,2% e 0,7%, respectivamente. Votos em brancos/nulos caíram de 16,0% para 10% das respostas. Enquanto 5,2% dos entrevistados não souberam responder.

Segundo turno e avaliação administrativa

Quando a pergunta é voltada para um segundo turno a pesquisa aponta que em um primeiro cenário Amazonino Mendes leva 46,3% das intenções de voto, contra apenas 29,5% de Braga. Em um segundo cenário a amostragem revela 47,4% de Mendes, seguido de 30,2% de Wilson Lima. Entre Eduardo Braga e Wilson Lima, em terceiro cenário, Braga pontua 36,0% e Wilson 32,0%. Votos brancos e nulos oscilam entre 1,4 a 1,6%.

Quando a resposta é voltada para a avaliação do Governo Wilson Lima 7,9% consideraram uma ótima gestão, 19,6% responderam boa, 38,4% regular e o menor índice 9,2% consideraram ruim. Uma média de 23,3% disseram não saber avaliar a atual gestão.

Análise do segundo turno para governo (Reprodução/ Perspectiva)

Senadores e presidentes

No âmbito do Senado, os três nomes mais citados pelos entrevistados nas intenções de voto estão Omar Aziz, Arthur Virgílio Neto e coronel Menezes, respectivamente. O senador Omar Aziz ocupa a primeira posição, com 24,7% na intenção de votos para senador do Estado do Amazonas. Arthur Virgílio Neto aparece com 23,9%, seguido do coronel Menezes, 14,0%. Logo depois, Chico Preto aparece com 10,7% e Luiz Castro com 5,7%.

Para a presidência, Lula lidera as intenções com 37,5%, seguido de Bolsonaro com 36,8% e Moro ocupando o terceiro lugar com 6,6%. Ciro, Dória e Simone Tebet também aparecem nas intenções de voto com menores proporções, sendo 4,4%, 1,2% e 1,0%, respectivamente.

Em cenário de segundo turno, Lula leva 44,2%, contra Bolsonaro com 41,5%. Em um segundo cenário, tendo os nomes de Lula e Sergio Moro, Lula leva 44,0% das intenções e Moro 30,0%. Em um terceiro cenário Bolsonaro leva 41,6% e Sergio Moro, 28,2%.

Pesquisas voltadas para senadores e presidentes (Reprodução/ Perspectiva)

Metodologia da Pesquisa

Conforme a Perspectiva, os dados da pesquisa foram coletados de 3.600 entrevistados, sendo 1.990 de Manaus e 1.610 do interior do Amazonas. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2,0%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 98,4%. Isso significa que se fossem feitas mil pesquisas com a mesma metodologia, 984 estariam dentro da margem de erro.

Confira a pesquisa na íntegra.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.