Após boicote milionário, Facebook vai avaliar viés racial em algoritmos


22 de julho de 2020
Após boicote milionário, Facebook vai avaliar viés racial em algoritmos
Com boicote ao Facebook, Mark Zuckerberg dono da rede social, perdeu US$ 7,5 bilhões (Reprodução)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – O Facebook anunciou nesta quarta, 22, que criará equipes internas para avaliar o viés racial de seus algoritmos. O objetivo principal é avaliar se a inteligência artificial por trás do Facebook e do Instagram trata com equidade grupos minoritários, como negros e hispânicos. 

A decisão acontece em dois momentos importantes para as discussões raciais nos EUA e o papel de redes sociais na disseminação de discursos de ódio: o assassinato de George Floyd, e o movimento Stop Hate for Profit, que promove boicote de anunciantes de Facebook por conta de suas políticas de remoção de discurso de ódio.

“A equipe terá a missão de garantir a presença de equilíbrio e equidade no desenvolvimento de tudo o que criamos”, afirmou a empresa em nota. Ao site The Verge, Vishal Shah, vice-presidente de produtos do Instagram, disse: “O movimento de justiça racial é um momento de significado para a nossa companhia. Qualquer viés em nossos sistemas e políticas estão em desencontro com oferecer uma plataforma para que todas possam se expressar”.  

A preocupação com o viés racial em inteligência artificial não é nova – especialistas, ativistas e empresas já debatem o tema há alguns anos. O Facebook, porém, sempre resistiu analisar os próprios processos em relação ao tema. Mudou com o movimento de boicote dos anunciantes, que se encerra no final deste mês de julho. Em junho, porém, a companhia anunciou que iria doar US$ 200 milhões para grupos que combatem a desigualdade racial nos EUA.   

(*) Com informações do Estadão Conteúdo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.