Após queimada em área de mata, Manaus amanhece com ar ‘muito insalubre’


02 de novembro de 2023
Após queimada em área de mata, Manaus amanhece com ar ‘muito insalubre’
Fumaça encobre Manaus, capital do Amazonas. (20.set.23 - Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – A qualidade do ar em Manaus amanheceu nesta quinta-feira, 2, classificada como “muito insalubre”, segundo o índice internacional Aiqcn. O índice adverte que as condições para a saúde são muito prejudiciais e que “toda a população tem mais probabilidade de ser afetada“. A piora na qualidade do ar acontece após um grande incêndio em uma área de vegetação da capital amazonense, na noite dessa quarta-feira, 1º.

De acordo com o sistema de vigilância, a capital do Amazonas registrou, às 10h50, 201 (up/m³) no nível de poluição atmosférica. Os bairros mais afetados estão localizados na Zona Sul da cidade, onde a qualidade do ar varia entra “muito insalubre” e “pouco saudável”. No ranking dos países, o Brasil ocupa a 19ª posição, atrás de países como Índia (o primeiro no ranking) e o México.

O incêndio ocorreu na vegetação às margens do igarapé Mestre Chico, no bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, em frente ao Parque Senador Jefferson Péres. Moradores registraram o momento em que as chamas tomavam conta da área de mata. Conforme apurou a REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, o foco do incêndio teria começado por ação de “vândalos” que comercializam, ilegalmente, cobre de fiação de residências. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.

Veja o vídeo:

Incêndio ocorreu em área de mata, em Manaus. (Reprodução/Redes sociais)
Falta de chuvas

Conforme mostrou a CENARIUM, o reaparecimento da fumaça e de novos incêndios florestais em Manaus e na região metropolitana da capital amazonense foi favorecido pela diminuição das chuvas, segundo informe da crise climática do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado na terça-feira, 31.

Manaus encoberta por fumaça na manhã desta quinta-feira, 2 (Gustavo Gilona/Revista Cenarium Amazônia)

As chuvas diminuíram na região metropolitana, o que favoreceu o reaparecimento de focos de fogo, queimadas e incêndios florestais“, consta na nota, que destaca, ainda, que a fumaça de Estados como o Pará, Amapá e Mato Grosso, assim como Maranhão e Piauí, está sendo carregada para o Amazonas.

Cerca de três semanas atrás, Manaus registrou pancadas de chuva que, embora não tenham sido suficientes para elevar o nível do Rio Negro, ajudaram a reduzir os focos de calor e a cortina de fumaça. No entanto, na última quinta-feira, 26, a fumaça retornou.

Edição: Marcela Leiros

Revisão: Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.