Alasca cancela temporada de pesca após 90% dos caranguejos da região desaparecerem

Aquecimento das águas do Mar de Bering pode ser um dos fatores para declínio de população de caranguejos-da-neve, dizem especialistas - (Departamento de Pesca e Caça do Alasca - 19.abr.21/The New York Times)
Com informações da Folha de S.Paulo

O Departamento de Pesca e Caça do Alasca disse esta semana que cancelou a temporada de inverno de caranguejos-da-neve no Mar de Bering pela primeira vez, por causa de um declínio da população desses caranguejos. A indústria pesqueira descreveu o cancelamento como um golpe esmagador.

Os biólogos dizem que o aquecimento das águas do Mar de Bering nos últimos anos é um possível fator da diminuição da população de caranguejos-da-neve.

O número desses crustáceos caiu abaixo do limite para a abertura de uma temporada de pesca, disse o Departamento de Pesca e Caça em comunicado, acrescentando que a temporada de caranguejos-da-neve do Mar de Bering, que normalmente começa em 15 de outubro, será cancelada este ano. Pescadores e funcionários da indústria ficaram contrariados com a decisão do estado.

PUBLICIDADE
foto mostra caranguejos-da-neve, no alasca
Aquecimento das águas do Mar de Bering pode ser um dos fatores para declínio de população de caranguejos-da-neve, dizem especialistas – Departamento de Pesca e Caça do Alasca – 19.abr.21/The New York Times

Miranda Westphal, bióloga do Departamento de Pesca e Caça do estado, disse na sexta-feira, 14, que está investigando por que a população de caranguejos está diminuindo. “De 2018 a 2021, perdemos cerca de 90% desses animais”, disse ela.

O Alasca é o estado que apresenta o aquecimento mais rápido nos Estados Unidos, de acordo com o grupo independente de cientistas Climate Central, que pesquisa e relata as mudanças climáticas. E o aumento das temperaturas nas águas frias do Alasca pode estar matando os crustáceos.

“Os caranguejos-da-neve são uma espécie ártica”, disse Westphal, observando que eles precisam de água fria para sobreviver. Segundo ela, entre 2018 e 2019, o Mar de Bering “esteve extremamente quente, e a população de caranguejos-da-neve meio que se amontoava na água mais fria que conseguia encontrar”.

Quando a água aquece, seu metabolismo aumenta, exigindo mais combustível, disse ela. “Eles provavelmente morreram de fome.”

Westphal disse que uma doença também pode ter sido um fator. “Nós não sabemos e nunca vamos realmente saber por que os caranguejos se foram”, disse ela.

Os caranguejos-da-neve, que têm conchas duras e arredondadas, são as menores espécies comercialmente colhidas no Mar de Bering, disse Westphal. Um caranguejo-da-neve macho pode atingir 15 cm de largura de concha, e as fêmeas raramente crescem mais de 7 cm, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

O caranguejo-da-neve é encontrado na costa do Alasca nos mares de Bering, Beaufort e Chukchi.

Cerca de 65 barcos costumam participar da temporada de pesca dos caranguejos no Mar de Bering.

“Vai ser devastador para pequenas empresas como eu e muito devastador para a frota de caranguejos”, disse Gabriel Prout, 32, que administra uma empresa de embarcações de pesca com seu pai e irmãos em Kodiak, no Alasca.

Ele disse que antes do colapso estava pegando 225 mil a 340 mil quilos de caranguejos-da-neve em média a cada temporada.

Prout disse esperar que o Estado possa agilizar “o pedido de socorro a desastres que apresentamos”.

Jamie Goen, diretor-executivo do Alaska Bering Sea Crabbers, grupo comercial de pescadores, disse em comunicado: “São tempos verdadeiramente sem precedentes e preocupantes para a icônica pesca de caranguejos do Alasca e para os pescadores que trabalham duro e as comunidades que dependem deles”.

Ele previu que as famílias de pescadores de caranguejo irão à falência.

Autoridades estaduais disseram no anúncio do cancelamento que, embora soubessem que o fechamento da temporada seria difícil para a indústria e para as comunidades, a agência “deve equilibrar esses impactos com a necessidade de conservação e sustentabilidade em longo prazo dos estoques de caranguejo”.

Westphal disse esperar que a interrupção da temporada “proteja essa parcela da população que irá acasalar e produzir mais filhotes”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.