Artistas negros de São Paulo criam primeira dupla musical de libras do Brasil


09 de abril de 2022
Artistas negros de São Paulo criam primeira dupla musical de libras do Brasil
Bruno Oliveira e Lucas Brito ganharam cada vez mais fãs, a partir de covers de hits, e lançaram também primeiro single autoral (Reprodução/Autoral)

Com informações do Portal Alma Preta

O Brasil possui mais de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo um levantamento do Instituto Locomotiva e da Semana da Acessibilidade Surda. A fim de promover a igualdade por meio da cultura, os amigos Bruno Oliveira e Lucas Brito, de Campinas, interior de São Paulo, criaram a primeira dupla musical de libras do País, a Duelibras.

Eles contam que a ideia surgiu após um depoimento de uma amiga e professora sobre a exclusão de um aluno com deficiência auditiva em um acampamento. Bruno e Lucas perceberam a importância de oferecer igualdade em diversos momentos da vida e viram na música a possibilidade de escrever um novo capítulo na vida dessa parcela da população.

“Queremos proporcionar para milhares de brasileiros a oportunidade de se sentirem representados”, comenta Bruno.

A música sempre esteve presente na vida de ambos, que inicialmente tocaram juntos, em sociedade, numa empresa de preparação vocal. Com alguns anos de atuação, o negócio passou a se tornar cada vez mais renomado devido à produção de artistas como Ludmilla, Gloria Groove, Sorocaba, Paula Mattos, Dennis DJ e Orochi.

Ganhando cada vez mais relevância, a dupla se tornou conhecida nas redes sociais, também por covers de sucessos como “Malvadão”, hit de Xamã.

Com o Duelibras, a dupla lançou, em março, sua primeira música autoral: “Pode Bagunçar”, que chega com uma pegada afrobeat misturada com o pop. O single acompanha um clipe gravado em Joá, no Rio de Janeiro.

“É o nosso primeiro trabalho autoral, onde o conceito foi poder fazer música para ouvintes e, através do clipe, mostrar um pouco sobre a comunidade surda, trazendo uma música atual”, diz a dupla.

Os próximos passos da dupla é lançar um feat e trazer mais novidades para o público ao longo de todo o ano. “A cada dia aprendemos mais sobre a comunidade surda e vamos mudando o conceito sobre a vida e sobre o som. Iremos dar nossa vida para eles (surdos) terem arte e entretenimento”, adiantam os artistas.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.