Base do Ibama solicita apoio das Forças Armadas na região da Terra Yanomami após novo atentado


16 de maio de 2023
Base do Ibama solicita apoio das Forças Armadas na região da Terra Yanomami após novo atentado
Base de controle instalada em 20 de fevereiro, no Rio Uraricoera, Terra Indígena Yanomami (TIY), é alvo de quinto atentado (Divulgação/Ibama)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) informou que a base de controle instalada no Rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, foi alvo de novo atentado na madrugada de segunda-feira, 15.

Este é o quinto ataque após o governo federal iniciar processo de retomada do território e expulsão de garimpeiros ilegais. A base está ativa desde o dia 20 de fevereiro e serve para impedir a entrada de barcos de garimpeiros na área indígena.

“Em meio à chuva torrencial, criminosos armados avançaram em quatro barcos e cortaram o cabo de aço estendido entre as margens do rio, que impedia a passagem em direção aos garimpos. Houve troca de tiros com agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que faziam a segurança na aldeia Palimiú, onde a base federal está instalada. Nenhum policial ficou ferido”, aponta nota divulgada pelo órgão.

Conforme o Ibama, o grupo passou em alta velocidade pela base, três horas após o atentado, em quatro barcos, sendo um deles rebocado. 

O órgão solicitou apoio às Forças Armadas para reforçar a segurança no local.

Leia também: Operação da PF, Ibama e Funai expulsa invasores da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia
(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.