‘Brasil precisa de cotas para mulheres em cargos de comando’, diz CEO de multinacional


02 de março de 2021
‘Brasil precisa de cotas para mulheres em cargos de comando’, diz CEO de multinacional
"Não é só quantidade de mulheres, também tem um problema salarial grande, a diferença é de 27%", afirma Maria Fernanda (Reprodução/ Ciele Silverio)

Com informações do site UOL

SÃO PAULO – Nascida em Portugal, filha de pais analfabetos e criada no Brasil desde os 7 anos, Maria Fernanda Teixeira começou a trabalhar aos 15 e casou-se aos 17, quando foi demitida – o banco em que ela trabalhava não incentivava mulheres a se casar ou ter filhos.

Mas ela guarda com carinho a experiência, por dois motivos. O primeiro é que esse emprego a colocou em contato com a tecnologia. O outro é que as “dificuldades, preconceito e machismo logo cedo fizeram surgir meu propósito de vida: lutar por equidade de gênero e fazer com que o trajeto das mulheres ao topo de grandes organizações seja justo e sem as grandes dificuldades pelas quais eu passei”.

Maria Fernanda conta essa história no e-book “Como?”, lançado pelo Grupo Mulheres do Brasil, organização criada em 2013 por 40 executivas para engajar a sociedade brasileira na conquista de melhorias para a situação das mulheres. Tem como presidente a empresária Luiza Helena Trajano e conta com mais de 75 mil participantes.

Maria Fernanda, que hoje é conselheira de várias empresas e foi CEO de multinacionais, ocupa voluntariamente, como todas, o cargo de líder do Comitê 80 em 8, de quem partiu a iniciativa do e-book. Para Universa, Maria Fernanda defende uma lei de cotas para que mulheres ocupem mais espaços nos postos de liderança e explica porque isso pode ser positivo para a economia brasileira, para os consumidores e para as próprias empresas. Veja a matéria completa no site da UOL.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.