Cade adia análise sobre venda de refinaria no Amazonas pela segunda vez


17 de agosto de 2022
Cade adia análise sobre venda de refinaria no Amazonas pela segunda vez
Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus (AM) (Juarez Cavalcanti/Agência Petrobras)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

BRASÍLIA – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) adiou nesta quarta-feira, 17, pela segunda vez, a análise da venda da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), a única localizada na Região Norte, para o Grupo Atem. O julgamento da pauta foi adiado pela primeira vez no dia 3 de agosto.

A conselheira e relatora da pauta, Lenisa Prado, apresentou voto favorável à comercialização, mas a análise foi adiada após pedido de vista do conselheiro Gustavo Augusto Freitas.

Leia também: Especialistas do setor petroleiro são unânimes sobre prejuízos da venda de refinaria no AM: ‘Monopólio regional’

O Cade já havia aprovado, em maio, sem restrições, a aquisição da Reman, que pertence à Petrobras, pela Ream Participações, do Grupo Atem. Porém, depois da aprovação, Lenisa Prado pediu que o colegiado reanalisasse o processo da venda.

A refinaria tem capacidade de atender o mercado consumidor dos Estados do Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. A petroleira afirma que a venda da refinaria vai resultar no aumento da concorrência e redução do preço dos combustíveis, porém, especialistas pontuam que há risco no monopólio regional, desabastecimento e aumento do preço para o consumidor final.

O monopólio regional se dá a partir do momento em que o Grupo Atem, que detém a liderança da distribuição de combustíveis na região, também será responsável pelo refino dos insumos.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.